Número reúne artigos do dossiê História, Memória, Comunicação

Está disponível para leitura on-line a mais recente edição da revista da Lumina, revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O número apresenta o dossiê “História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas”, com oito artigos que procuram mostrar o vínculo entre a comunicação e a historicidade a partir de uma abordagem metodológica.

Além do dossiê, o número apresenta outros quatro artigos do fluxo contínuo da revista que  discutem iniciativas dos coletivos de mídia Ponte Jornalismo e Jornalistas Livres, a comunicação pública para a juventude em portais web de governo e as armadilhas na cultura da convergência e da participação no capitalismo tardio, cognitivo e de plataforma.

A vice-coordenadora do PPGCom e editora da Lumina, Gabriela Borges, conta que a ideia do dossiê surgiu após a UFJF apoiar o encontro nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). “Quando a professora Christina Musse, atual presidente da Associação, contou que nós iríamos sediar o evento, o colegiado do PPGCom sugeriu então que a revista Lumina organizasse um dossiê sobre o tema do evento e o trabalho da Alcar.”

A diretoria da Alcar convidou três professores da rede, Ana Regina Rêgo (Universidade Federal do Piauí), Marialva Barbosa (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Igor Sacramento (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro) e eles propuseram o tema.

O dossiê contempla o diálogo entre vários temas na área da comunicação que trabalham a história na sua relação com a memória, considerando a articulação entre a crise e a crítica. “É um tema bastante pertinente neste momento de crise em que estamos vivendo. A história, a memória e a comunicação estão sendo questionadas e se reflete muito sobre a relação atual nesse panorama da pandemia”, pontua Gabriela.

Gabriela Borges explica que os oito artigos que compõem o dossiê foram escolhidos entre 25 trabalhos enviados em uma chamada da revista. A escolha aconteceu após os editores convidados indicarem “pareceristas cegos”, dois professores que leram cada um dos artigos, sem conhecer os autores, e fizeram a avaliação.

A edição também conta com quatro artigos do fluxo contínuo. “Considero que os quatro artigos também são muito importantes em termos de qualidade e de relevância. O professor Francisco Rüdiger, por exemplo, um nome bastante importante na área, faz uma reflexão original na área da epistemologia da comunicação. Além disso, temos a pesquisa do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Danilo Rothberg, com a orientanda Kátia Viviane da Silva Vanzini, que discute a comunicação pública, analisando websites do governo e a forma com que o ele se comunica com a juventude”, pontua a editora da Lumina.

Confira a nova edição da Revista Lumina.

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom)