A primeira edição de 2021 da “Lumina”, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz diferentes reflexões sobre o campo da Comunicação, desde análises de imagens e sons até perspectivas mais teóricas sobre midiatização e a circulação de sentidos, as relações entre a comunicação e a política nas redes sociais, cultura de fãs e cultura do consumo.

O número é composto por 12 artigos, sendo que no campo das imagens e dos sons são analisados o filme “Paterson”, de Jim Jamursh; os aspectos sonoros da filmografia de Godard e do filme “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado; e a recepção do programa “Cassino do Chacrinha”, reexibido na Rede Globo e no Canal Viva; além de um estudo sobre o mangá Naruto.

O artigo internacional “Multiplatform storytelling: are photojournalists taking advantage?” escrito por Estibaliz García-Taboada, Ainara Larrondo-Ureta e Simón Peña-Fernández, da Universidade do País Basco, examina os recursos digitais utilizados por fotógrafos que ganharam o prêmio World Press Photo para a divulgação de seus trabalhos nas redes sociais.

As relações entre a comunicação e os diferentes aspectos da política também perpassam vários artigos, seja no tratamento das reconfigurações das campanhas eleitorais com o advento das redes sociais; na análise das imagens e discursos em disputa durante a ocupação do Exército Brasileiro no Complexo da Maré ou na força da violência simbólica na formação de identidades na cultura de consumo.

Neste volume, o leitor ainda poderá encontrar artigos sobre a cultura digital no que se refere às atuações dos fãs de ficção seriada nas redes sociais e às novas estratégias de divulgação da notícia pelos veículos jornalísticos. 

Para finalizar ressaltamos que a revista recebeu recentemente apoio para a profissionalização do seu processo editorial para as edições de 2021 e 2022 após vencer a Chamada Pública 05/2017 da Fapemig.

Confira a nova edição 

Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais:

Twitter: @luminaufjf

Fanpage: https://www.facebook.com/revistalumina/