A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o Relatório de Gestão 2023, em reunião do Conselho Superior (Consu) na última semana. O documento contém dados e informações sobre os resultados alcançados em diversos setores da Universidade no último ano. A aprovação do parecer do relatório foi feita pelo Consu no último dia 27 de março. 

De acordo com o reitor da UFJF, Marcus David, a Universidade teve um ano muito positivo em 2023. Ainda de acordo com David, as ações estratégicas estão definidas e em andamento no segundo ano de aplicação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

“Somos hoje uma Universidade Federal forte e reconhecida. O difícil caminho traçado desde o início completa-se agora com o sentimento da missão cumprida e uma saudável compreensão sobre a continuidade e o aprendizado necessário no interior das instituições.”

A UFJF em números

Ensino, pesquisa e extensão 

A UFJF possui 19.848 alunos matriculados nos cursos de graduação. Em 2023, mais de 2 mil estudantes concluíram o Ensino Superior pela Universidade. Além disso, a instituição possui 3.483 alunos nos cursos de pós-graduação, que contam com 505 bolsas e mais de 1.100 projetos de pesquisa em desenvolvimento. Além disso, em 2023, a UFJF beneficiou 12 mil pessoas por meio dos seus projetos de extensão. Mais de 462 ações foram desenvolvidas e mais de 500 bolsas concedidas no âmbito das iniciativas extensionistas. 

Inovação 

O Centro Regional de Inovação (Critt) apresentou 22 patentes em 2023, além de atuar na incubação de empresas com um faturamento em torno de R$5 milhões de reais. Outra frente de atuação do Critt no ano passado foi a viabilização das obras do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec-JF)

Cultura

O Cine-Theatro Central promoveu 116 eventos no último ano. O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) recebeu mais de 10 mil visitantes. Por sua vez, o Coral Pró Música realizou 21 apresentações. Além disso, a Procult concedeu mais de 100 bolsas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart). 

Confira o relatório completo