Anúncio da conquista foi realizado no mês de março; evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão (Foto: Arquivo Pessoal)

Juiz de Fora recebeu o selo Tree Cities of the World (Cidade Árvore do Mundo), concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e pela Arbor Day Foundation. O selo foi obtido por meio da submissão de relatório produzido no âmbito de convênio entre o Laboratório de Ecologia Vegetal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). O acordo foi realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza. 

O relatório é um dos produtos do convênio, também firmado para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Juiz de Fora (PMMA), já entregue à administração municipal. Dados do diagnóstico científico do PMMA foram utilizados para a confecção do documento enviado ao programa Tree Cities of the World. 

De acordo com o coordenador da equipe elaboradora do PMMA e do Laboratório de Ecologia Vegetal, Fabrício Alvim Carvalho, o relatório demonstra que Juiz de Fora tem os cinco pré-requisitos necessários para ser considerada uma “cidade árvore”: possui secretaria específica para tratar de árvores, legislação específica para árvores, sólido conhecimento da sua vegetação (advindo das pesquisas realizadas pela equipe coordenada por Carvalho), conta com dias específicos para celebrar as árvores e executa comprovadamente o plantio de árvores.

Desde 2011, o Laboratório de Ecologia Vegetal realiza pesquisas nas áreas de ecologia de florestas urbanas e de áreas montanhosas. Para Fabrício Alvim Carvalho, a parceria com a PJF e a obtenção do selo são importantes, porque “além de Juiz de Fora entrar em um seleto grupo de cidades – apenas 200 – que detêm este selo, a parceria permitiu a formação de recursos humanos em governança ambiental, em níveis de graduação e pós-graduação”. 

Equipe de pesquisadores

A equipe que elaborou o diagnóstico científico do PMMA e o relatório submetido ao Programa Tree Cities é composta pelos seguintes pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza: Kelly Antunes (bolsista de pós-doutorado), Valéria Borges Costemalle (bolsista de apoio técnico nível mestrado), Rinaldo Garcia Júnior (bolsista de Iniciação Científica) e Lívia Antunes (auxiliar de geoprocessamento). 

Para o coordenador do PPG, Nathan Barros, a obtenção do selo representa a “cereja de um bolo” que começou a ser construído previamente, com a atuação do Laboratório de Ecologia Vegetal, projetos de mestrado e doutorado e publicação de artigos científicos de alto impacto. Ainda segundo Barros, o reconhecimento demonstra que a ciência produzida na pós-graduação contribui para a transformação da sociedade e comprova a existência de um legado prático das atividades acadêmicas desenvolvidas no programa.

Tree Cities of the World

O programa Tree Cities of the World é um esforço internacional para reconhecer cidades comprometidas em garantir que as suas florestas e árvores urbanas sejam devidamente mantidas, geridas de forma sustentável e devidamente celebradas. As florestas urbanas desempenham um papel fundamental nas áreas urbanas e periurbanas, como a melhoria da qualidade do ar, regulação da temperatura, prevenção de enchentes e deslizamentos de terra, abastecimento de água potável e na sensação de bem-estar da população. 

A FAO/ONU, que concede o título, é uma agência voltada à realização de iniciativas para a erradicação da fome e combate à pobreza. Já a Arbor Day Foundation é uma organização global sem fins lucrativos que incentiva pessoas a plantar, cultivar e celebrar árvores, com sede nos Estados Unidos.