Datas de matrícula nos projetos do Polo variam de acordo com a ação oferecida (Foto: Pixabay)

O programa de extensão “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento” abre inscrições para projetos, na próxima segunda-feira, 1º de abril. Todas as ações são gratuitas e voltadas a pessoas com mais de 60 anos. Ao todo, são oferecidas 154 vagas e as inscrições poderão ser feitas até 5 de abril. 

Os interessados devem se inscrever de forma presencial na secretaria da Casa Helenira Rezende (Helenira Preta), localizada na Rua Severino Meirelles, 260, Passos. O horário é das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. É preciso levar cópia da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e uma foto 3×4 recente. As matrículas são limitadas e feitas por ordem de chegada. Além disso, as inscrições para cada projeto devem ser feitas em dias específicos, entre 1º e 5 de abril. Saiba mais sobre cada projeto e número de vagas:

Línguas estrangeiras 

Os cursos são promovidos com o objetivo de propiciar a comunicação básica em língua estrangeira, alargamento de horizontes dos alunos e a autonomia na utilização do idioma. As matrículas dos cursos de línguas devem ser feitas nos dias 1º e 2 de abril. 

Inglês

Vagas: 27

Horários:

  • Turma 1: terças e sextas-feiras, das 14h às 15h30
  • Turma 2: terças e sextas-feiras, das 15h30 às 17h 

Francês

Vagas: 27 

Horários: 

  • Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h15 
  • Turma 2: segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 18h 

Italiano 

Vagas: 34

Horários: 

  • Turma 1: sextas-feiras, das 13h30 às 15h30
  • Turma 2: sextas-feiras, das 15h30 às 17h30 

Espanhol 

Vagas: 25

Horários:

  • Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30 

Idosos em movimento – Mantendo a autonomia 

O projeto oferece atividades físicas e de lazer a pessoas com idade a partir de 60 anos, inclusive pessoas com deficiência. Entre as áreas de atuação, estão: oficinas de ginástica, orientação à caminhada, pilates, encontros dançantes e sessões de cinema. As matrículas devem ser feitas nos dias 3 e 4 de abril. 

Vagas: 3

Horários: segundas e quartas-feiras, das 09h50 às 10h35

Nutrição no Envelhecer 

Os participantes terão acesso a esclarecimentos nutricionais quanto à ingestão de alimentos no dia a dia e as adequações fisiológicas necessárias ao idoso, preparação de receitas, oficinas culinárias e cultura alimentar. Matrículas devem ser feitas nos dias 3 e 4 de abril. 

Vagas: 10 

Horário: sextas-feiras, das 14h às 17h

Intervenção em idosos referentes a habilidades sociais no Polo

O projeto é voltado ao aprimoramento das habilidades e capacidades sociais dos participantes, por meio de dinâmicas de grupo, vivências e reflexões, de forma a gerar aumento da rede de apoio do idoso, melhoria da qualidade de vida e satisfação. As matrículas devem ser feitas em 3 e 4 de abril. 

Vagas: 9 

Horário: quinzenalmente às quintas-feiras, às 14h30 

Laboratório de Enriquecimento Cultural 

O projeto é estruturado por meio da realização de palestras educativas sobre temas de interesse do público idoso e visitas orientadas a locais históricos e espaços artísticos e culturais da Universidade e do município. Além disso, também estão previstas oficinas de valorização e treinamento da memória em parceria com outros projetos desenvolvidos no Polo. Matrículas devem ser feitas na sexta-feira, 5 de abril. 

Vagas: 15 

Horário: sextas-feiras, das 14h às 16h 

Idosos On-line

O projeto promove a inclusão digital dos idosos, capacitando-os para o uso de computadores e smartphones, de forma prática e simples. São oferecidos conhecimentos básicos de tecnologia, o que permite que os participantes desfrutem dos benefícios da Internet. Outra frente do projeto é a recomendação de sites e a prática de exercícios para estimular a memória e incentivar a escrita em redes sociais. Matrículas devem ser feitas na sexta-feira, 5 de abril. 

Vagas: 4 

Horário: segundas-feiras, das 9h às 11h

Polo sobre envelhecimento existe há três décadas

O Polo sobre o processo do envelhecimento foi criado em 1991 como “Universidade aberta para a terceira idade”, em resposta às demandas da população idosa, do ponto de vista do Ensino Superior. 

De acordo com a coordenadora do programa e professora da Faculdade de Serviço Social, Estela Saléh da Cunha, o grande número de idosos que vivem em Juiz de Fora confirma a importância do Polo. Como estudantes participam das ações, os projetos também contribuem para a formação e qualificação de novos profissionais. 

“As instituições de Ensino Superior têm papel fundamental na qualificação das ações desenvolvidas para o público idoso. Nas universidades, isso pode ser garantido pelo acesso dos estudantes no nível de graduação e pós-graduação às discussões sobre a temática do envelhecimento nos três pilares que as sustentam – ensino, pesquisa e extensão”. 

Outras informações: 

(32) 2102-6310 – Casa Helenira Rezende (Helenira Preta)

Facebook do Polo sobre o Envelhecimento

Instagram do Polo sobre o Envelhecimento