Pré-matrícula on-line é requisito obrigatório para o ingresso na Universidade; processo pode ser feito até às 23h59 de domingo, 31 (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou as terceiras listas de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024, juntamente com os segundos editais de vagas ociosas nos dois programas de ingresso. Estes são os últimos editais de reclassificação a serem lançados neste semestre. Ao todo, 284 candidatos foram convocados para os campi sede e de Governador Valadares. Entre eles, 206 foram reclassificados pelo Sisu, 60 pelo Pism e 18 pelas vagas ociosas, tanto no Pism, quanto no Sisu.

Confira os editais de reclassificação pelo Pism e Vagas Ociosas

Confira os editais de reclassificação pelo Sisu e Vagas Ociosas

Os convocados em todos os editais devem realizar a pré-matrícula on-line, requisito obrigatório para o ingresso na instituição, até às 23h59 do domingo, 31 de março. Além disso, é necessário encaminhar a documentação exigida, de forma remota, entre os dias 2 e 4 de abril.

Como fazer a matrícula?

1ª Etapa – Pré-matrícula

O primeiro passo para realizar a matrícula consiste na confirmação de interesse na vaga. Esse processo deve ser realizado exclusivamente pela Internet, por meio de link disponibilizado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara), nas áreas Pism e Sisu. A pré-matrícula já está aberta e pode ser feita até às 23h59 deste domingo, 31.

2ª Etapa – Documentos

A relação de documentos que devem ser entregues pelos ingressantes na Universidade pode ser conferida nos Regulamentos de Matrícula da UFJF disponibilizados nas áreas Pism e Sisu da página da Cdara. Essa listagem varia de acordo com o grupo de acesso ou cota de escolha da pessoa convocada.

O envio da documentação deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Para iniciar o envio, o candidato deve acessar o Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e, depois, clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, o estudante deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela, e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”. Finalmente, o candidato deve informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema.

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, caso o aluno precise entrar novamente no sistema de envio de documentação para matrícula, é necessário apenas acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada previamente).

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regimento de Matrícula da UFJF, segundo o seu grupo de ingresso.

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras.

É importante ressaltar que, após a submissão dos documentos, os candidatos cujas matrículas estejam “em análise” devem iniciar as aulas imediatamente, inclusive aqueles aprovados pelos grupos de cotas raciais (pretos, pardos e indígenas) que aguardam convocação pelas bancas de heteroidentificação. Consulte o cronograma de resultados para os grupos de cotas.

Convocação para o segundo semestre

Os editais de convocação e reclassificação para o segundo semestre, tanto pelo Pism quanto pelo Sisu, serão disponibilizados a partir de julho, conforme os cronogramas estabelecidos.

Cronograma de matrículas Pism

Cronograma de matrículas Sisu

Outras informações: Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais