Vagas são para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares (Arte: Diretoria de Imagem Institucional)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou, nesta quarta-feira, 20, o 2º edital de reclassificação do Programa de Ingresso Misto (Pism) 2024, juntamente com os primeiros editais de reclassificação do curso de Música e para Vagas Ociosas. Todos os processos são destinados para ingresso no primeiro semestre letivo. No total, foram convocados 161 candidatos para os campi sede e de Governador Valadares.  

Confira os editais de reclassificação do Pism, Vagas Ociosas e Vestibular de Música.

Para garantir a vaga, os convocados em ambos editais devem fazer a pré-matrícula on-line, até 24 de março, e depois enviar os documentos requeridos, de 2 a 4 de abril. O candidato convocado deve confirmar a matrícula nestes dois prazos, pois não será chamado novamente em futuras reclassificações. 

É importante ressaltar que, após a submissão dos documentos, os candidatos cujas matrículas estejam “em análise” devem iniciar as aulas imediatamente, inclusive aqueles aprovados pelos grupos de cotas raciais (pretos, pardos e indígenas) que aguardam convocação pelas bancas de heteroidentificação. Consulte o cronograma de resultados para os grupos de cotas.     

O 3º edital de reclassificação da Lista de Espera e o 2º edital de reclassificação de vagas ociosas serão divulgados em 27 de março, conforme o cronograma. Veja abaixo como fazer a matrícula. 

 Como fazer a matrícula? 

1ª Etapa – Pré-matrícula
O primeiro passo para realizar a matrícula consiste na confirmação de interesse na vaga, realizada exclusivamente pela internet, através de link disponibilizado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara), até o dia 24 de março.

2ª Etapa – Envio dos documentos

Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior). 

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha. O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e enviar as versões digitalizadas de todos os documentos listados nos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.

Os materiais devem ser enviados em PDF. O limite de tamanho para cada documento deve ser de 3MB. Para escanear o documento com o celular, é recomendável o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira demais orientações para envio da documentação.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial