A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta sexta-feira, 22, o 2º Edital de Reclassificação da Lista de Espera e o 1º Edital de Reclassificação de Vagas Ociosas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram convocados 329 candidatos na reclassificação e 30 excedentes no Sisu, pelo edital de Vagas Ociosas. As vagas disponibilizadas nos dois editais são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. Confira os editais na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara)

Para garantir a entrada na Universidade, por meio de ambos os editais, é preciso fazer a pré-matrícula on-line, das 12h de 22 de março até às 23h59 de 24 de março. Posteriormente, o candidato deve enviar a documentação exigida entre os dias 2 e 4 de abril. O estudante deve confirmar a matrícula nos dois casos, pois não será chamado novamente em futuras reclassificações. Confira, abaixo, o passo a passo para fazer a matrícula. 

Também foram publicados nesta sexta, 22, dois editais de antecipação de ingresso para aprovados pela chamada regular e convocados por vagas ociosas. Esses candidatos foram aprovados para o segundo semestre, mas tiveram a entrada antecipada para o primeiro semestre letivo. Ao todo são 17 candidatos, que já foram matriculados e devem começar as aulas no primeiro semestre imediatamente. A Cdara recomenda que todos os candidatos aprovados no Sisu confiram os dois editais de antecipação. 

O 3º Edital de Reclassificação da Lista de Espera, o 2º Edital de Reclassificação de Vagas Ociosas e o 3º Edital de Antecipação serão divulgados em 27 de março de 2024. Essas são as últimas chamadas previstas para o primeiro semestre. Outras cinco chamadas de reclassificação estão previstas para o segundo semestre. Confira o calendário

Matrícula

1ª Etapa – Pré-matrícula

Para iniciar a matrícula, o candidato deve confirmar interesse na vaga. O processo é realizado exclusivamente pela Internet, por meio do link correspondente a cada edital, disponível no site da Cdara. Essa etapa pode ser concluída até às 23h59 do dia 24 de março. 

2ª Etapa – Envio dos documentos

Após fazer a pré-matrícula, o estudante convocado deve começar a preparar a documentação exigida para a matrícula na UFJF. O procedimento exige atenção e parte dos candidatos pode precisar do auxílio de familiares e responsáveis para providenciar os documentos necessários, de acordo com o grupo classificado na inscrição do Sisu: ampla concorrência ou cotas. É fundamental ficar atento aos prazos e não deixar para a última hora. 

O envio dos documentos deve ser realizado entre os dias 2 e 4 de abril, também de forma online. Essa fase é obrigatória para a confirmação da matrícula. Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados ao sistema. Confira o passo a passo de como enviar os itens requeridos

O limite de tamanho para cada documento é de 3MB. Todas as informações contidas nos documentos deverão estar legíveis, sem rasuras ou cortes. Confira demais orientações para o envio da documentação

Outras informações: 

Documentação para a Matrícula 

Cronograma de reclassificação e matrícula do Sisu

Cronograma de reclassificação e matrícula do Pism