Os resultados dos projetos de implantação e operacionalização do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram apresentados para parceiros, em reunião realizada nesta quarta-feira, 28, na sede do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). O encontro contou com a presença de representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e uma das financiadoras do projeto. 

O Plano de Negócios atualizado do Partec JF e relatórios parciais de acompanhamento dos projetos puderam ser conhecidos pelos parceiros e financiadores (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Plano de Negócios atualizado do Partec JF e relatórios parciais de acompanhamento dos projetos puderam ser conhecidos. A previsão é que as obras do Módulo 1 do parque, sediado no campus da UFJF, sejam concluídas em agosto de 2025. O projeto do Módulo 1 é financiado por Finep e UFJF.  

Como aponta o diretor de Inovação e do Critt, Fabrício Campos, o Partec JF é de grande importância para a Universidade, por proporcionar um ambiente propício para inovação, pesquisa, extensão e empreendedorismo, e permitir que a Instituição esteja mais conectada ao setor produtivo, possibilitando a transferência de tecnologia e conhecimento entre a academia e as empresas. 

“Além disso, um parque tecnológico pode estimular a criação e atração de startups, promover a interação entre estudantes, pesquisadores e profissionais do mercado, e contribuir para o desenvolvimento econômico da região onde está situado, gerando mecanismos efetivos para que o conhecimento desenvolvido na Universidade esteja disponível para a sociedade.” 

Objetivo principal
Em consonância com Campos, o agente de inovação da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Guilherme Fonseca, destacou na reunião que a busca pelo desenvolvimento da economia nacional é o foco. “O essencial mesmo é o crescimento do Brasil por meio da ciência, tecnologia e inovação. Esse é o objetivo principal da implantação dos parques tecnológicos no Brasil.” 

Como representante da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, salientou a importância da Universidade para o desenvolvimento econômico local. Para ele, a implantação do Partec JF representa uma oportunidade de promover um encontro entre o potencial da UFJF com os diferentes setores produtivos da economia da região. 

“O parque vai ser um elemento fundamental para que esse encontro do setor produtivo com o poder público se dê de uma forma virtuosa para Juiz de Fora, permitindo que a gente tenha um ciclo econômico com atividades mais intensivas em tecnologia e, ao mesmo tempo, com revitalização de setores tradicionais que continuam muito importantes”, avalia Delgado, que também participou dos trabalhos de implantação do Partec JF, quando ocupou a Diretoria de Inovação da UFJF. 

Desenvolvimento
Durante o encontro, o reitor da UFJF, Marcus David, destacou os esforços promovidos em torno da política de inovação da Universidade ao longo dos últimos anos. Para ele, com o Parque Tecnológico, a Universidade “cumpre o seu papel e está inserida no projeto de desenvolvimento econômico regional”. Em relação ao Plano de Negócios do Partec JF, David observou que o projeto, após readaptações, teve a capacidade de “identificar potenciais de vocação econômica da região, capacidades de know-how instalado dentro da Universidade e uma perfeita leitura do cenário econômico”. 

A reunião contou ainda com a presença de integrantes da equipe do projeto e do diretor adjunto da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Celso Souza de Moraes Júnior. 

O Partec
A estrutura do Partec JF será composta por três módulos: o primeiro, voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador, terá 4 mil metros quadrados de área construída desenvolvidos em três andares. O projeto prevê que o espaço tenha, além da área livre para as empresas e setor administrativo, elementos como auditório e sala multiuso com palco. 

O Módulo 2 – Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (Cieptec) – fica localizado no Distrito Industrial, Zona Norte de Juiz de Fora. A área de aproximadamente 40 mil metros quadrados foi cedida à UFJF pela União e conta com galpão de 14 mil metros quadrados com pé direito duplo. O espaço irá promover uma aproximação entre UFJF e Zona Norte, além de contribuir para a interação com empresas instaladas no Distrito Industrial. 

Já o Módulo 3 é uma área com previsão de implantação para longo prazo. O espaço ficará localizado em terreno na BR-040, com cerca de 1 milhão de metros quadrados. O foco está na atração de empresas âncoras, centros de pesquisa e centros de inovação setoriais, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e a PJF. 

Atuam como financiadores do Partec JF: Finep, Sede-MG (por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig), PJF e UFJF. 

Leia também
Partec JF inicia construção de seu prédio sede.