A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) divulgou, nesta quinta-feira, 25, a contratação da empresa LBD Engenharia Ltda para a construção do prédio sede (Módulo 1) do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF) no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Imagem ilustrativa do futuro prédio sede do Parque (Imagem: Critt/UFJF)

A engenheira civil e representante da LBD Engenharia, Cinthia Ferreira, visitou o local, na última sexta-feira, 19, acompanhada pelo diretor de Inovação da UFJF, Fabricio Campos, pelos representantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Fábio Brum e Rharã Cardoso, e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Josiane Loures, entre outros. Com o começo da construção, a expectativa é consolidar as ações para o início da operação do Partec JF.

“A proposta é que o Parque ofereça não apenas espaços físicos na Universidade, no distrito industrial e no módulo às margens da BR-040, mas também um conjunto de serviços que aproveite as competências das equipes, tanto da UFJF quanto de seus pesquisadores,” pontua Campos, que responde ainda pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Módulo 1
O Módulo 1 do Parque Tecnológico será voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador. O ambiente terá aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, contando com três andares.

O térreo deve comportar estrutura com auditório, sala multiuso com palco, copa, camarim e antecâmara, lobby principal com recepção, circulação, fosso para dois elevadores, banheiros, sala técnica e de apoio e pilotis – sete salas para locação.

No primeiro andar, a área terá espaço de circulação, banheiros e copa. Ainda contará com uma área livre para as empresas. O segundo andar, além de espaço de circulação e banheiros, conta com área livre para as empresas. No terceiro, será o setor administrativo do Parque Tecnológico, com espaço de circulação, banheiros, copa, arquivos e recepção. Além disso, duas salas para a gerência, cinco salas de reuniões e área livre para as empresas.

“A implantação de espaços físicos do ParTec JF é importante, pois proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento e interação entre empresas, instituições de pesquisa e empreendedores, ampliando o que já é ofertado atualmente. O resultado esperado é a promoção da inovação, o estímulo ao empreendedorismo, a geração de empregos qualificados e o crescimento econômico regional. O novo prédio do Parque Tecnológico consolida a mudança de um parque em planejamento para um parque em operação”, destaca Campos.

O Parque
O Partec JF tem como principal objetivo criar um ambiente de inovação e negócios, que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos ali instalados. O parque também conta com mais dois módulos. O Módulo 2, Cieptec, que tem uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e conta com um galpão de 14 mil metros quadrados, com pé direito duplo. O módulo viabilizará e criará uma aproximação entre a UFJF e a Zona Norte da cidade, por meio do desenvolvimento de projetos e programas integrados de ensino, pesquisa e extensão, tecnologia, inovação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social daquela região, assim como para a ampliação e consolidação das ações para a interação com as empresas e indústrias instaladas no distrito industrial.

O Módulo 3, por sua vez, é uma área com previsão para implantação no longo prazo, localizado na Rodovia BR-040, já com zoneamento e com  projeto para a estruturação de um Parque. O terreno tem aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e será voltado para a atração e instalação de empresas inovadoras em Juiz de Fora, tendo como foco atração de empresas âncoras, centros de pesquisa e centros de inovação setoriais,, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora. A área tem licenciamento ambiental para instalação de empresas em todos os segmentos, pois conta com compensação ambiental, através da cessão do Jardim Botânico.

O Parque será um espaço para empresas, centros públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestadores de serviços tecnológicos complexos e de apoio às atividades tecnológicas. Toda a estrutura do Parque visa ao desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades e centros de pesquisa da Região da Mata Mineira ao sistema empresarial e à sociedade, de forma a promover a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.

Conheça aqui o Plano de Negócios do Parque Tecnológico.

Programas
O Partec JF oferecerá serviços voltados para o desenvolvimento e fomento à inovação e ao empreendedorismo, contando com programas de interação da grande empresa com startup (Linklab); de empreendedorismo (Cocreation Lab); de estímulo ao professor empreendedor; e de empreendedorismo voltado a mestrandos e doutorandos, além de TCC Conexão Mercado; escritório de propriedade intelectual e transferência de tecnologia e eventos de empreendedorismo.

Serviços
O Parque também terá uma cartela de serviços próprios, como espaços físicos para startups, para médias e grandes empresas e para inovação aberta  de grandes empresas; incubadora; Fab Lab e design; coworking, projetos estratégicos e interação; auditório para eventos; espaço de convivência; laboratório da UFJF; escritório de propriedade intelectual; cafés, restaurantes e serviços de alto valor agregado; e aceleradoras.

Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF)

32 2102 3435/partech.critt@gmail.com