Cursos dos oradores de cada cerimônia foram definidos por meio de sorteio na reunião (Foto: Naíza Alves/UFJF)

Representantes dos cursos que estarão presentes nas próximas solenidades de Colação de Grau da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam, nesta terça, 16, orientações sobre os eventos, em reunião com a equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional. As próximas solenidades de Colação acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. 

Os cursos dos oradores de cada cerimônia foram definidos por meio de sorteio. Serão cinco solenidades: nos dias 6 e 7 de fevereiro, haverá duas colações por dia, às 17h e às 19h30. E no dia 8, acontece uma colação, às 17h. O evento é realizado no Cine-Theatro Central. 

Oradores e juramentistas
Como foi definido em sorteio, no dia 6 de fevereiro, os oradores serão alunos dos cursos de Geografia e Sistemas de Informação. Em 7 de fevereiro, será a vez dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Já em 8 de fevereiro, o orador será do curso de Medicina Veterinária. 

A escolha dos oradores e dos juramentistas (um por área do conhecimento) será feita pelas turmas. A confirmação do nome dos estudantes escolhidos e seus contatos devem ser enviados para o e-mail da equipe de Cerimonial – cerimonial@ufjf.br – até 22 de janeiro. As orientações para a realização do discurso serão enviadas por e-mail para os escolhidos. 

Convites
Cada formando tem direito a seis lugares. O formando não precisa de ingresso para entrar no teatro; crianças de colo não precisam de convite. Os ingressos devem ser retirados nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 8h às 18h, na Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. A diretoria fica localizada no prédio da Reitoria, ao lado da Central de Atendimento. Formandos dos cursos de Educação a Distância (EaD) podem retirar seus convites ao chegarem ao Cine-Theatro Central no dia da Colação. 

Além do formando, outras pessoas podem retirar as entradas. Basta apresentar documento do estudante com foto (como o Registro Geral – RG e a Carteira Nacional de Habilitação – CNH), cópia ou imagem do documento enviada por WhatsApp. 

Caso sobrem convites, haverá uma redistribuição no dia 2 de fevereiro, a partir das 14h, na Diretoria de Imagem Institucional. 

Atendimento especial
Haverá espaços reservados para convidados e formandos que precisarem do atendimento especial. É necessário informar o tipo de auxílio necessário à equipe de Cerimonial da UFJF, pelo e-mail cerimonial@ufjf.br, até 22 de janeiro. 

Alunos estrangeiros
Formandos estrangeiros que queiram que o hino do seu país de origem seja executado na cerimônia devem fazer a solicitação pelo e-mail cerimonial@ufjf.br, até 22 de janeiro. 

Demais orientações
Os formandos devem chegar ao Cine-Theatro Central no dia da cerimônia, com antecedência de 1h30. Nesse período, será realizada a checagem dos nomes de todos os estudantes que poderão colar grau, além de recebimento da beca, assinatura do termo de Colação, período para fotos e organização da fila de entrada no teatro. 

A beca e os capelos devem ser devolvidos ao final do evento. O estudante não terá nenhum tipo de custo com locação da vestimenta. Ao término da cerimônia, o formando será encaminhado para o local de entrega dos itens, no 3º andar do teatro. 

Como o Cine-Theatro Central é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo município de Juiz de Fora, os convidados devem seguir determinações que visam à conservação do espaço: não é permitido entrar no teatro com recipientes contendo comidas e bebidas, à exceção de água; é proibido o uso de máquinas fotográficas com flash; também é vedada a entrada com faixas, cartazes, flores, buzinas, confetes e itens similares. 

Outros cursos colam grau em março
Os cursos de Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, e Rádio, TV e Internet (RTVI) irão colar grau no dia 7 de março, a partir das 18h. A data da reunião dos representantes dos cursos com a equipe de Cerimonial será divulgada posteriormente. 

Outras informações
cerimonial@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3966. 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial