Atualizada às 14h40 do dia 31/01/2024

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o edital do processo de seleção para ingresso na graduação a distância. São 907 vagas gratuitas, distribuídas nas licenciaturas em Computação, Matemática, Química, Física, Educação Física e Pedagogia. Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos seguintes polos de apoio presencial: Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cambuí, Carandaí, Carangola, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Ipanema, Itamonte, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas e Varginha. 

Os cursos e vagas variam conforme o polo. Os interessados podem optar por uma das modalidades de ingresso. A primeira é destinada ao público em geral, que leva em conta o aproveitamento da média das notas de Português e Matemática, com apresentação do histórico escolar do ensino médio, e engloba 70% das vagas. A segunda é voltada para professores da rede pública, em exercício, sem formação inicial em nível superior, ou que não possuem formação na área em que atuam, representando 30% das vagas. Neste caso, os professores devem comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e apresentar, como requisito obrigatório, seu cadastramento na Plataforma Freire.

O candidato deve optar pelo polo de preferência. Havendo número de inscritos superior na modalidade para professores, o critério de escolha será de acordo com o maior tempo de serviço; persistindo o empate, tem vantagem o de maior idade.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção pode ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line, das 15h do dia 2 até às 16h do dia 14 de fevereiro. O candidato deve consultar, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o resultado da sua solicitação, a partir das 15h do dia 20 de fevereiro. Aquele que tiver a isenção indeferida deve, no mesmo site do cadastramento, gerar a GRU e efetuar o pagamento da taxa nas condições e nos prazos estabelecidos pelo edital. Já o candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo para a garantia de que sua inscrição foi efetivada.

Inscrições
Os candidatos podem se inscrever das 15h do dia 2 até às 18h do dia 29 de fevereiro, somente on-line e no site da Copese. No período de cadastramento da inscrição, deve ler as instruções, preencher o formulário com seus dados completos e enviá-los eletronicamente. Em seguida, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150, e efetuar o pagamento da GRU até 29 de fevereiro, exclusivamente no Banco do Brasil.

O comprovante definitivo de inscrição fica disponível para o candidato a partir das 16h do dia 6 de março de 2024, na Área do Candidato.

Resultado
A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 25 de março, a partir das 15h, no site da Copese.

Matrícula
Os dias, prazos e entrega de documentos para a matrícula dos aprovados devem ser divulgados no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As aulas começam no dia 15 de abril de 2024.

Outras informações
Edital Completo