São 74 vagas distribuídas nos polos de Juiz de Fora, Barroso, Lavras, Durandé e Conselheiro Lafaiete (Foto: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora abriu Edital Complementar de seleção de alunos para o curso de “Especialização em Mídias na Educação”, na modalidade a distância. São oferecidas 74 vagas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Barroso, Lavras, Durandé, e Conselheiro Lafaiete.

Interessados devem preencher Formulário de Inscrição no site do Centro de Educação a Distância (Cead) e enviar documentação on-line. O prazo é até às 16h da próxima quarta-feira, 10 de agosto.

O processo seletivo é baseado na conferência da documentação obrigatória e desenvolvido por meio da Análise Curricular e da Avaliação da Carta de Intenção, nos valores de 40 e 60 pontos, respectivamente.

O curso
A proposta é constituída em três eixos, sendo que em cada um são disponibilizadas disciplinas abordando os fundamentos de mídia, as mídias como ferramentas educacionais e as possibilidades de aplicações pedagógicas.

O primeiro eixo é voltado para usos de texto e imagem em diferentes suportes, trabalhando hipertextualidade e design. Já o segundo é dedicado a mídias sonoras e audiovisuais. E o terceiro aborda plataformas de gamificação e jogos digitais. Sempre ao final de cada eixo, os cursistas são orientados no desenvolvimento de recursos educacionais com uso das mídias.

Diferencial
Segundo a coordenadora da Especialização, Janaína Nunes, a pós- graduação em Mídias na Educação é uma oportunidade de formação gratuita que vai fazer toda diferença no trabalho docente. “Especialmente nas cidades do interior de Minas, que estão mais distantes da Universidade e com menos oportunidades de formação em cursos livres e de extensão, o curso vai garantir o acesso a esses conhecimentos práticos para o uso de mídias e tecnologias”, ressalta.

“Os professores e tutores que estão à frente do curso são bastante qualificados, estudiosos do tema e experientes no uso dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas, com a sensibilidade para ensinar aplicações de mídias e tecnologias de informação e comunicação (TICs) para diferentes publicações, em realidades diversas, seja com uso de computadores ou celulares smartphones.”

Confira o edital na íntegra

Clique aqui para fazer a inscrição

Outras informações
Dúvidas devem ser encaminhadas somente através do e-mail midias.uabufjf@gmail.com .