Maior honraria da Universidade foi entregue a 28 personalidades que agregaram e acrescentaram seus trabalhos e conhecimentos ao ensino, pesquisa e extensão na Instituição (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta terça-feira, 19, a entrega de sua maior honraria, a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, para 28 personalidades que agregaram e acrescentaram seus trabalhos e conhecimentos ao ensino, pesquisa e extensão da academia. 

A cerimônia, que antecede o 63º aniversário da Instituição, aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), e contou com a participação dos membros do Conselho Superior (Consu) da UFJF e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel da Cunha e Melo.

Confira as fotos da cerimônia.  

Após a exibição do vídeo sobre a história da Medalha JK, incluindo um áudio de Juscelino Kubitschek gravado durante a assinatura do termo de criação da Universidade, o reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Silva conduziram a entrega das medalhas. 

“Cada um de vocês desempenhou um papel fundamental na construção da história de 63 anos da UFJF, que, hoje, solidifica sua posição no cenário nacional como uma das principais instituições universitárias do país. Se a UFJF brilha nacional e internacionalmente, é sem dúvida alguma devido à contribuição singular de cada um de vocês”, ressaltou David.

Reitor Marcus David ressaltou papel dos homenageados na história de 63 anos da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O reitor falou sobre a trajetória da UFJF, enfatizando que, embora tenha iniciado sua história de pós-graduação tardiamente, hoje os cursos alcançaram um patamar de excelência, equiparando-se às principais instituições do Brasil. “A Universidade sempre se destacou por uma graduação de altíssima qualidade, consistentemente posicionando-se de forma destacada em todas as avaliações nacionais. Somos uma instituição com pesquisa consolidada, capaz de transformar ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para o desenvolvimento nacional.”

O professor e ex-pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Paulo Martins, indicado pelo Conselho Superior, ao expressar-se em nome de todos os homenageados, ressaltou a importância da Universidade para a sociedade, contrapondo-se aos ataques frequentes direcionados às instituições públicas de ensino.

“Em muitos momentos de nossas trajetórias, fomos agraciados com reconhecimentos pelo que alcançamos. Contudo, nenhuma dessas distinções se compara em valor e raridade à Medalha JK. Estamos sendo honrados por uma instituição que tem a ciência como alicerce fundamental, figurando entre as melhores do Brasil. Não apenas forneceu, mas continua a oferecer líderes para a sociedade brasileira. Uma instituição que cultua os valores da democracia e da inclusão social, sendo verdadeiramente pública, carregando toda a intensidade que essa palavra merece.”

Confira o vídeo da cerimônia e alguns depoimentos dos homenageados.

Emoção em dose dupla
Entre os homenageados, a celebração foi dupla para os professores Arlindo Stephan e Auta Iselina de Souza. Os docentes são irmãos e foram indicados para receberem a homenagem na mesma edição, pelo Instituto de Artes e Design (IAD) e pela Faculdade de Serviço Social, respectivamente.

Stephan, durante seu período como chefe do departamento (1996 a 2016), destacou-se no apoio à qualificação docente, desempenhando papel crucial na criação e coordenação da Galeria de Arte Guaçuí, bem como do Núcleo de Design da UFJF, nos anos 1990. Sua contribuição estendeu-se ao projeto arquitetônico do que viria a ser o IAD, criado pelo Reuni, em 2007, responsável pela oferta de cursos nas áreas de artes visuais, cinema, design, moda e música. O professor também participou ativamente de projetos de preservação ambiental, sendo membro do Grupo Ecológico Salvaterra e do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Ibitipoca.

Entre os homenageados, a celebração foi dupla para os professores Arlindo Stephan e Auta Iselina de Souza. Os docentes são irmãos e foram indicados para receberem a homenagem na mesma edição, pelo Instituto de Artes e Design (IAD) e pela Faculdade de Serviço Social, respectivamente (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Por sua vez, a professora Auta integrou o grupo que realizou os primeiros pós-doutorados do corpo docente da Faculdade de Serviço Social, desempenhando papel fundamental na implementação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Ela também liderou a proposta e coordenou o Programa de Residência Hospitalar em Serviço Social da UFJF, marcando a história do Serviço Social brasileiro como uma das experiências pioneiras. No mesmo período, a docente esteve à frente da coordenação de cursos de especialização na área da Saúde Coletiva. Auta ainda desempenhou papel ativo no processo de criação do HU/CAS.

“A indicação nos pegou de surpresa, pois é a maior honraria da Universidade. A gente se sente honrado e feliz. É uma mistura de emoções. E tudo ainda se torna mais especial ao saber que minha irmã também está sendo homenageada junto comigo, sendo reconhecida por todo seu empenho e trabalho na Instituição. É uma noite de muita alegria e a família toda está reunida para nos prestigiar”, comentou Stephan. 

Reconhecimento
Nesta edição, a Medalha JK foi concedida “in memorian” a três figuras notáveis: o professor e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra; o professor da Faculdade de Arquitetura e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Demetre Basile Anastassakis; e a jornalista egressa da Faculdade de Comunicação, Natália Romualdo. Todos foram representados por seus familiares durante a cerimônia.

O reitor manifestou sua emoção ao recordar e enaltecer especialmente a trajetória do professor Luis Paulo, que faleceu recentemente, em 27 de novembro, e desempenhou papel fundamental desde o início de sua gestão. “Ele foi um companheiro ao longo da nossa jornada, esteve conosco durante os últimos oito anos. Aprendemos muito com ele e contamos com seu conhecimento na liderança da Universidade. Além disso, foi um amigo. Por isso, não poderia deixar de mencioná-lo neste momento e agradecer por tudo que fez.” 

Confira a lista dos homenageados. 

O encerramento da cerimônia contou com a apresentação do Coral da UFJF, que cantou a música “Balada do Louco”, de Arnaldo Baptista  e Rita Lee, com arranjo de André Pires, e a música “Divino, Maravilhoso”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, com arranjo de Mateus Mier (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Medalha JK
Criada em 2003, a Medalha Juscelino  Kubitschek é um reconhecimento da relevância do trabalho de quem esteve ou ainda está contribuindo para a Instituição. A menção a JK se deve ao fato de o presidente ter assinado, em 1960, o ato que concedeu o status de Universidade à Instituição, que teve início com a Faculdade de Direito, em 1923.

A indicação dos agraciados para receberem a Medalha é feita pelas unidades acadêmicas da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, e pela Administração Superior.