Atlas foi produzido com a participação direta da comunidade quilombola Colônia do Paiol, localizada em Bias Fortes, na Zona da Mata (Foto: Divulgação/Instagram Atlas do Paiol)

A obra “Atlas Cultural da Comunidade Colônia do Paiol: memórias e ancestralidades negras em territórios redes” será lançada neste sábado, 25, a partir das 15h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O atlas foi desenvolvido com o objetivo de dar visibilidade às práticas culturais e aos saberes tradicionais da comunidade quilombola Colônia do Paiol, localizada na cidade de Bias Fortes, na Zona da Mata mineira. O livro foi organizado por pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (Grupegi), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF) e à Universidade Federal Fluminense (UFF). 

A publicação do livro é financiada pelo Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, administrado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O atlas possui fotografias que retratam os saberes e fazeres da comunidade quilombola Colônia do Paiol e foi produzido com a participação direta da comunidade. Entre as imagens, há registros da gastronomia local, escolas, cachoeiras e manifestações culturais. 

 Nascida e criada na comunidade quilombola Colônia do Paiol, a professora e mestranda em Educação pela UFJF, Maria José Franco Santana, mais conhecida como Mestra Zezé, participou ativamente da criação do projeto. De acordo com a pesquisadora, o processo de elaboração do atlas, com o registro das atividades locais, foi uma experiência “incrível”.  

“Ficou um trabalho lindo. Buscamos fazer vários registros da nossa comunidade. Nós mesmos montamos tudo, conhecendo e reconhecendo lugares com valores simbólicos para a comunidade”. 

Como aponta a professora do Colégio de Aplicação João XXIII e uma das organizadoras do projeto, Eliete do Carmo Faria, o altas retrata os saberes e fazeres, as crenças, brincadeiras, sensações e sentimentos de um corpo social que se ampara na luta pelo reconhecimento de sua condição de comunidade originária, pela manutenção e posse de suas terras, a delimitação de suas fronteiras e a valorização de suas tradições. 

“O Atlas Cultural, tem por proposta, juntar-se às ações desenvolvidas pelos habitantes desse local e, com eles, sistematizar territorialidades que possam levar para a região da Zona da Mata Mineira e, além dela, a vivência cultural desse grupo, irradiando para outras localidades seus afazeres cotidianos e suas formas singulares de ser e estar no mundo.”

O lançamento do Atlas integra a tarde literária que contempla outros projetos contemplados pela edição do Edital Quilombagens promovida pela Funalfa no ano passado. A mostra é parte da programação do Novembro Negro, evento realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A programação contará, ainda, com uma apresentação de congada do grupo “Congada Nossa Senhora do Rosário”, da Colônia do Paiol. A entrada no evento é gratuita e livre para todos os públicos. O Teatro Paschoal Carlos Magno fica localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro de Juiz de Fora

A composição do atlas também contou com a participação dos pesquisadores Eliane Rodrigues de Castro, Jader Janer Moreira Lopes e Mathusalam Pantévis Suarez. 

O atlas estará disponível apenas em versão impressa e será distribuído de forma gratuita para todas as escolas públicas de Juiz de Fora e Bias Fortes. Demais interessados pela obra devem fazer contato pelo perfil do projeto no Instagram.