A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), oferecendo um total de 15 vagas para professores, efetivos ou temporários, da rede pública de educação básica, especificamente nas áreas de Sociologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As inscrições podem ser realizadas até 17 de novembro, via formulário eletrônico disponível no edital.

Curso tem duração de 24 meses, com aulas presenciais às segundas-feiras, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (Foto: Estela Loth/UFJF)

Esta é a primeira vez que a UFJF oferece o programa, tornando-se uma das 15 instituições no Brasil a participar da rede nacional do ProfSocio, após a adesão em 26 de setembro, conforme a resolução CSPP 34/2023. São oferecidas três linhas de pesquisa principais: “Educação, Escola e Sociedade”, “Juventude e Questões Contemporâneas” e “Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares”. A duração do curso é de 24 meses, com aulas presenciais às segundas-feiras, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

O objetivo principal do programa é proporcionar formação continuada para professores, integrando-os em uma rede nacional dedicada à produção de metodologias de ensino e pesquisa relacionadas às ciências sociais e à educação. O curso é oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila Pinto, destaca que a adesão ao programa foi resultado do esforço dos professores do ICH e que a UFJF agora conta com 11 programas de mestrado profissionais em âmbito nacional, incluindo o de Sociologia. “Isso permitirá à Universidade ser um pólo de capacitação para professores que trabalham com esses conteúdos no ensino fundamental e médio”, ressalta.

A coordenadora do polo do ProfSocio na UFJF e professora do Departamento do ICH, Rogéria Martins, explica que uma das iniciativas para que a Universidade se integrasse à rede nacional foi devido Minas Gerais não possuir nenhuma instituição de ensino superior que trabalhasse com o programa. A oportunidade de inserção aconteceu em junho, quando foi lançado o edital de credenciamento para novas inscrições se associarem e participarem. “Entendemos que isso não poderia ser um projeto pessoal de alguns professores, mas uma política da UFJF. Tivemos uma sinalização muito positiva, com empenho, de modo que conseguimos não só ser aprovados, como participar do edital 2023, para ingresso de nova turma em 2024.”

O programa do ProfSocio na UFJF conta com um total de 15 docentes, que representam uma diversidade de departamentos e instituições de ensino. Esses professores são provenientes de diferentes áreas, sendo sete do Departamento de Ciências Sociais; duas professoras da Faculdade de Educação (Faced); um do Departamento de Comunicação Social; um do Colégio de Aplicação João XXIII; e quatro externos de outras instituições de ensino superior nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo um do Cefet/RJ, um da SEE/MG, um da PUC/BH e um da UFMG.

Essa diversidade de origens e áreas de especialização dos docentes tem como objetivo enriquecer o diálogo entre os professores do programa e os futuros alunos do ProfSocio UFJF. Rogéria, expressa otimismo, destacando a capacidade de atender à demanda por qualificação dos professores que atuam na educação básica. “Temos certeza que esse mestrado tem potencial para muitas trocas, um aprendizado recheado de sentidos no foco da sala de aula e no desafio de ensinar as ciências sociais a partir de uma narrativa adensada conceitualmente.”

O mestrado profissional se diferencia do acadêmico pelo foco em qualificação profissional e aplicação prática do conhecimento. Enquanto o mestrado acadêmico é voltado para pesquisadores, o outro tem foco em qualificação profissional e aplicação prática do conhecimento. Ambos conferem graus e prerrogativas iguais e têm validade nacional.

Processo seletivo
O processo seletivo é conduzido de forma remota e compreende três etapas. A primeira é organizada pela Coordenação Geral do ProfSocio em nível nacional, na qual os candidatos que atendem os critérios do edital são selecionados. Para participar, os candidatos pagam taxa de inscrição no valor de R$ 100 para o Exame Nacional de Acesso, conforme estabelecido no edital.

Em seguida, todos que escolheram o polo da UFJF passam por avaliação pela própria Universidade. Essa avaliação inclui a análise das cartas de intenções e entrevistas remotas. O cronograma do processo seletivo prevê que o resultado da primeira fase seja divulgado em 6 de dezembro. As defesas das cartas de intenções estão programadas para acontecer de 13 a 18 de dezembro, de forma remota. Já a lista final de aprovados com classificação será divulgada em 28 de dezembro.

Instagram –  @profsocio.nacional
Facebook – @profsocio