Na última competição, realizada em Curitiba, equipe ficou em primeiro lugar, competindo em três categorias

A equipe de competição de robótica Rinobot Team, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá participar da Latin American Robotics Competition (Larc) 2023. Neste ano, a competição acontece em Salvador, entre os dias 7 e 12 de outubro como parte do evento Robótica 2023, com congressos científicos e concursos na área. 

A Rinobot irá disputar a categoria Very Small Size Soccer (VSSS), em que robôs controlados via rádio jogam futebol em um tablado. Os competidores direcionam os movimentos das máquinas por meio das imagens emitidas por uma câmera. 

Essa não é a primeira vez em que a Rinobot participa da Larc. Já foram outras cinco participações; em duas delas, a equipe chegou ao pódio, ambas pela categoria VSSS. Em 2019, o grupo chegou ao segundo lugar, e em 2021 alcançou a terceira posição. 

Na avaliação do capitão geral da Rinobot, Felix Miranda, a integração dos estudantes com outros participantes da Larc e demais competições do “Robótica 2023” representa uma oportunidade de ter acesso ao cenário brasileiro de robótica, de forma ampla. 

“É uma oportunidade de a gente entender o que está acontecendo, quais são as tendências e estar a par das novas tecnologias. Em relação à categoria VSSS, será a oportunidade de a Rinobot estrear robôs com novos motores, cinco vezes mais potentes do que os usados anteriormente. É um salto na categoria e demonstra o compromisso que temos com os recursos que são aplicados dentro da equipe”, afirma Miranda. A equipe recebeu os equipamentos por meio do Programa Santos Dumont, de estímulo à iniciação científica, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

Sequência de vitórias

Sumô de Robôs, programados pela equipe

Em setembro, a Rinobot participou da primeira edição da Copa Pinhão de Robótica, realizada no campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O grupo concorreu em três categorias – Mini Sumô, Sumô Lego e Seguidor de Linha. Em duas delas (Mini Sumô e Sumô Lego), a equipe ficou em primeiro lugar na competição. E na categoria Seguidor de Linha, a Rinobot chegou à quarta colocação. 

“No começo do ano, nós estabelecemos a meta de que ao final de 2023, todas as categorias da Rinobot teriam um robô competitivo para ser divulgado. E a gente conseguiu alcançar isso. Ter conquistado dois primeiros lugares significa que não é uma coincidência – a gente está caminhando no rumo certo e agora é só melhorar cada vez mais”, afirma Felix Miranda, que é estudante do 7º período do curso de Engenharia Computacional. 

Os resultados mais recentes se somam ao retrospecto positivo da equipe criada em 2016. Em fevereiro, a Rinobot participou da Inatel Robotics National Cup (IRONCup), organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e alcançou duas posições no pódio: primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha e terceiro lugar na VSSS. 

Em julho, competiu na RoboCup2023, evento considerado o maior do mundo nas áreas de robótica e inteligência artificial, ficando em sétimo lugar na categoria Standard Platform League (SPL). O certame foi realizado em Bordeaux, na França. 

Outras informações: 

(32) 2102-3402 – Faculdade de Engenharia da UFJF

Página da Rinobot Team no Instagram 

Siga a UFJF nas redes sociais

Instagram: ufjf

X (Twitter): ufjf_

Tik Tok: ufjf_oficial

Facebook: ufjfoficial

Spotify: ufjfoficial

Youtube: TVUFJF