Abertura do evento contou com a mesa de debates  sobre protagonismo surdo (Foto: Vivian Armond)

A luta da comunidade surda tem garantido maior inclusão e protagonismo de seus membros junto à sociedade em diversas esferas. O tema está sendo amplamente debatido na oitava edição do Setembro Surdo, organizado pelo Curso de Licenciatura em Letras  – Libras da Faculdade de LetrasAs atividades, que começaram nesta quinta-feira, 21, e continuam hoje, sexta-feira, 22, são gratuitas e acontecem no Auditório da Faculdade de Letras. Este ano o evento tem como foco o “Protagonismo Surdo na Sociedade”.

O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados para debater a inclusão social dos surdos, conquistas e reflexões de suas trajetórias. Além disso, visa celebrar o Dia Nacional do Surdo, que é comemorado em 26 de setembro, e o “Setembro Surdo”, um mês dedicado à conscientização sobre as lutas por direitos sociais e conquistas da comunidade surda.

A abertura do evento contou com a mesa de debates intitulada “O Protagonismo Surdo na Sociedade Civil, Educação e Contextos Comunitários”. A discussão contou com a presença da professora de Libras da rede pública municipal e estadual de Juiz de Fora, Raquel Mendes, bem como da coordenadora e do administrador da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Juiz de Fora, Flora Teixeira e Padre Carlos Arlindo. A mediação da mesa foi conduzida por Cristiane Britto, aluna do Letras-Libras e professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho (CEM).

Raquel, que é surda, ressaltou, em libras, a importância de acreditar nas próprias capacidades e compartilhou sua própria jornada, desde o diagnóstico de surdez ao nascer até sua atual carreira como professora de Libras. “Hoje, estamos aqui realizando a graduação, futuramente seremos professores ou até mesmo pesquisadores. O fato de sermos surdos não nos impede de termos uma vida normal, de conquistas e atuando em diversas áreas.”

Além dela, Flora e o Padre Arlindo complementaram a discussão com suas experiências e o trabalho desenvolvido na Pastoral dos Surdos. Padre Arlindo ainda destacou a importância da comunidade ser inserida em diversas esferas, principalmente na religião. Como exemplo, citou o trabalho do primeiro padre surdo da América Latina e do Brasil, e o segundo do mundo, o Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier.

Flora também relatou como foi se adaptar à notícia de que sua filha era surda profunda, um diagnóstico que ocorreu quando ela tinha apenas dois anos de idade. “Eu falo muito com a minha filha, Caroline, que a surdez é uma condição dela, mas que não a impede de realizar nada, ela só se comunica de outra forma: por meio da linguagem de sinais.”

A segunda atividade da noite foi o debate sobre o “Protagonismo Surdo na Pesquisa”. A mesa foi composta pelo professor da Faculdade de Educação da UFJF, Douglas Komar, e a ex-aluna do curso Letras-Libras, Mirella Pena, que agora está concluindo mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os convidados exploraram como os surdos estão ativamente envolvidos em atividades de pesquisa acadêmica, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

Segundo dia de evento

A programação continua nesta sexta-feira, 22, com apresentação artística, roda de conversa, mesa redonda sobre acessibilidade nas artes e apresentação dos discentes do curso Letras-Libras. As atividades acontecem novamente no Anfiteatro da Faculdade de Letras. Confira:

19h  – Apresentação Cultural “ParaMariaHelena e paraTiago” do grupo EmcenaCem

Roda de conversa – O que é acessibilidade estética?
Mediação: Deivin Vasconcelos

20h às 21h – Apresentação sobre Acessibilidade nas artes em Juiz de Fora

– Projeto acessibilidade em Libras no Mariano Procópio

Palestrantes: Renan Norberto, Daniel Souza e Camila Bauer