O seminário é promovido pelo programa de extensão Ambiente-se. (Imagem: Annette/Pixabay)

Gerenciamento de resíduos sólidos, sustentabilidade e meio ambiente dão a tônica de um evento que o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove na próxima semana. Ao longo de cinco dias – de 25 a 29 de setembro – um time de especialistas conduz uma série de palestras e mesas-redondas. Trata-se do 5º Seminário Nacional de Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental (Senesde), uma iniciativa do programa de extensão Ambiente-se.

O principal objetivo do evento é reunir os diversos segmentos e atores dedicados à temática, como explica a coordenadora do Ambiente-se e professora do campus, Fernanda Henrique Cupertino Alcântara. “O que queremos é fazer com que esse encontro entre administração pública, catadores, quilombolas, assentados e a própria universidade produza um olhar sobre políticas públicas a partir da realidade de cada um desses agentes e de suas instituições. É colocar a política pública não no plano teórico, mas na prática cotidiana”, afirma.

E justamente por prezar por esse diálogo com os diversos envolvidos, toda pessoa interessada no tema é bem-vinda ao evento, principalmente quem não tem nenhum conhecimento na área. “É com o leigo que a gente quer conversar nessa troca de saberes, pois buscamos apresentar o que a universidade entende, como ela assimila esse conhecimento e como é a prática, ou seja, como isso chega na ponta da cadeia”, esclarece Alcântara. Segundo a docente, a principal proposta do Senesde “não é de verticalização, mas de horizontalização e democratização da relação da academia com a administração pública e com a comunidade de modo geral.”

Para atender a essa diversidade de atores, a programação envolve questões como o gerenciamento de resíduos e encerramento de lixões; educação financeira para os empreendimentos de economia solidária; a luta dos catadores no Brasil; ecocídio e racismo ambiental;  a relação dos povos indígenas e quilombolas com o meio ambiente; segurança alimentar e alimentação saudável; sustentabilidade na administração pública; titulação e certificação de territórios quilombolas; ecofeminismo e justiça ambiental.

O seminário conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e de outras quatro federais: Brasília (UnB), Rio Grande do Sul (Furg), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rondônia (Unir). Também apoiam o evento a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O Senesde é gratuito, on-line e confere certificado aos participantes. Para se inscrever e conferir a programação completa, clique aqui.