O ‘Ambiente-se’ – programa de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) com ações ligadas a economia solidária, geração de renda e meio ambiente – está promovendo um curso sobre cooperativismo e associativismo.

Todo o conteúdo é previamente gravado e veiculado no canal do Youtube e também no perfil do programa no Instagram. Não é necessário preencher nenhum formulário de inscrição, basta se inscrever nessas mídias para receber automaticamente as publicações. E as três primeiras das 60 aulas previstas já estão disponíveis (links no final deste texto).

Promovido com recursos recebidos pelo ‘Ambiente-se’ no Prêmio Nacional 3º Desafio de Acesso à Justiça, do Instituto Mattos Filho, o curso é voltado para cooperados e associados assessorados pelo programa – que atualmente atende associações de agricultores, assentados, quilombolas e catadores de materiais recicláveis -, mas pode ser assistido por todos aqueles interessados no tema.

A professora do campus, Fernanda H. C. Alcântara, é uma das responsáveis pelo curso. A docente esclarece que os vídeos vão abordar “questões básicas que são sempre dúvidas de associados e de que quem quer constituir uma associação ou cooperativa e que vai ajudar a resolver questões práticas, como nota fiscal, inscrição estadual e bolsa reciclagem”.

Não haverá emissão de certificado.

Aula 1: O que é Associativismo e Associação?
Aula 2: O que é o Cooperativismo?
Aula 3: O que é Economia Solidária?