Podem ser doados arroz, feijão, macarrão e óleo, além de álcool em gel e sabonete. (Imagem: Unsplash)

O programa “Ambiente-se” – que reúne ações de extensão, pesquisa e ensino nas áreas de economia solidária, geração de renda e meio ambiente – começou a receber nesta quarta-feira, 7, as doações de alimentos e materiais de higiene destinados a moradores do bairro Turmalina. A arrecadação acontece na sede administrativa do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), localizada na rua São Paulo, 745, Centro. Podem ser doados os seguintes itens: arroz, feijão, óleo, macarrão, álcool 70% e sabonete.

Acerca dessa restrição quanto aos materiais arrecadados, a coordenadora do programa e professora do campus, Fernanda Alcântara, explica que se deve à preocupação com a qualidade da alimentação dos beneficiados. “Nós preferimos não fazer uma cesta grande, com vários itens, e focar mais em alimentos básicos que tivessem uma condição nutritiva minimamente adequada para esse socorro imediato. A gente sabe que não consegue dar o que as pessoas precisam e o que elas deveriam receber. Então focamos em quatro itens de uma cesta básica para atingir mais famílias que estão em condição de miséria e não têm o que comer em casa”, afirma.

Cada cesta básica será composta por cinco quilos de arroz, um de feijão, um litro de óleo, um pacote de macarrão, quatro sabonetes e um litro de álcool. A meta inicial da campanha é formar 300 desses kits, o que deve atender cerca de 1200 pessoas. Todos os beneficiados pelas doações serão escolhidos por entidades parceiras da universidade, e que também serão responsáveis pela entrega dos produtos: Instituto Nosso Lar, Creche Brilho do Turmalina, Conferência São Camilo SSVP e a paróquia do bairro.

Sobre a escola do Turmalina como beneficiário da ação, Alcântara é enfática. “A UFJF já tem atuado muito nesse bairro, que é pobre, muito carente, com muita desigualdade social, muita dificuldade de acesso à renda formal. Então focamos nessa realidade porque nós conhecemos minimamente ela e já temos parceiros constituídos lá”.

Pelas estimativas dos organizadores, cada cesta garante comida na mesa de uma família de quatro pessoas por cerca 15 dias. É por isso mesmo que a campanha não tem prazo para terminar. A meta de 300 cestas refere-se apenas ao período de 7 a 21 deste mês. A ideia é que a cada duas semanas seja realizada a entrega das arrecadações.