O Bacharelado em Educação Física, do campus Governador Valadares, obteve conceito final 4 em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nota final do curso chegou a 4,49, ficando na faixa 4. Sendo assim, faltou apenas 0,2 ponto para alcançar o conceito 5, o máximo a ser obtido. 

Foram destaques da avaliação a organização didático-pedagógica e o corpo docente e tutorial do curso. Para o chefe do Departamento de Educação Física, João Paulo Soares, o resultado positivo é reflexo do trabalho desenvolvido no curso. 

“Foi uma conquista muito grande que vem coroar o trabalho realizado pelas chefias e coordenações anteriores. Nosso curso tem qualidade elevada e é amparado por um corpo docente altamente qualificado, com todos os professores doutores, além de técnico-administrativos (TAEs) competentes e um corpo discente dedicado”, destacou o professor. 

Soares reconhece, ainda, o apoio da gestão do campus. E destaca as colaborações do diretor-geral Ângelo Denadai, do diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV) , Leandro Cardoso, e da gerente de graduação, Angélica Cotta, “por todo o suporte dado que favoreceu essa excelente avaliação”. 

O trabalho que precedeu a visita do Inep também foi destacado pelo coordenador do curso de Educação Física, Marcus Vinicius da Silva, que lembrou das duas reformas curriculares feitas nos últimos anos. 

“Esse trabalho prévio foi coordenado pela professora Meirele Rodrigues e pelo Núcleo Docente Estruturante, em interface com a chefia do curso e a direção. Nos últimos seis anos, o curso aprimorou de forma satisfatória a estrutura física, o que se refletiu no excelente conceito recebido. A avaliação deixou bem clara a qualidade do nosso curso e ratificou a qualidade do Ensino Público Superior”, avalia. 

Para a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o resultado demonstra a evolução do curso de Educação Física em GV. “A notável melhora nos indicadores de qualidade do curso, resultante dos esforços do corpo docente, dos TAEs, trabalhadores terceirizados e da gestão universitária, é motivo de orgulho para toda a UFJF. Apesar de tantos desafios – como a pandemia e as dificuldades orçamentárias impostas à Educação Pública – o curso de Educação Física do Campus Avançado demonstrou a qualidade no ensino, pesquisa e extensão, e a relevante contribuição que presta para a sociedade”, afirma a diretora, que ressalta o empenhos dos professores Marcus Vinicius da Silva e Angélica Cotta para a boa transcorrência da avaliação.