Os interessados em participar do Exame Nacional de Residência (Enare) têm até o dia 19 de setembro para efetuar as inscrições. O certame, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), terá provas a serem realizadas no dia 29 de outubro em todas as capitais e cidades-polo.

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), são disponibilizadas 132 vagas: 76 para Residência Médica em 28 programas; 52 para Residência Multiprofissional, em três programas, e quatro para a Residência Uniprofissional em Farmácia.

Residência Médica (Especialidades)

Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Dermatologia, Ecocardiografia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Hepatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftamologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia.

Residência Multiprofissional (áreas profissionais)

Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas

Análises Clínicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social

Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar

Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social

Multiprofissional em Saúde da Família

Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Serviço Social

Residência Uniprofissional

Farmácia

Números do Enare 2023

A quarta do Enare oferta um total de 5.096 vagas em todo o país, distribuídas em 3.151 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde, em diversos programas de 114 instituições.

Vantagens

Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os candidatos que participarão apresenta ainda benefícios para as instituições participantes a exemplo da menor quantidade vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.

O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

Inscrições

As inscrições têm o valor de R$195 para as especialidades de residência multiprofissional e de R$310 para as de residência médica. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem pedir isenção da taxa. Também é possível obter a isenção por meio da comprovação da renda.

Provas

A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, incluindo Juiz de Fora, está prevista para 29 de outubro. A avaliação do Enare é realizada em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda é formada por uma análise curricular, com caráter classificatório.

Todo o processo pode ser acompanhado também pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.