“Uma cidade o que é? Um percurso no espaço, um percurso no tempo, um percurso em nós mesmos? Síntese de nossas vidas, ela se estende ao nosso lado, espécie de irmã xifópaga, fiel testemunha de nossas emoções, guardiã de nossos destinos”. 

JARDIM, Rachel. “A cidade: o que é?”. Instituto Itamar Augusto Franco, 2019.

Na próxima terça-feira, 15 de agosto, às 19h, o Memorial da República Presidente Itamar Franco (Memorial) lançará sua segunda exposição temporária de 2023: “Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora”. A exposição, que teve curadoria de Laura Kasemiro e Tarcísio Greggio, traz ao público um olhar profundo sobre as transformações de Juiz de Fora, aguçando memórias afetivas de juizforanos e apaixonados pela cidade. Além da abertura da exposição, o evento contará com uma roda de poesia realizada pela Confraria dos Poetas (@confraria_dos_poetas).

“Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora” traz à lembrança uma cidade que não existe mais. Transformada pelos prédios e pelas ruas que priorizam a velocidade dos carros às caminhadas dos pedestres, Juiz de Fora é outra. Contudo, como salienta o texto de abertura da exposição, “alguma coisa continua lá, intacta, entre o vivido e o esquecimento: uma reserva de memória que, resistindo ao avanço do tempo, nos convida a caminhar pela cidade como quem folheia um álbum de família”.

Para Tarcísio Greggio, Diretor do Memorial, a exposição é uma boa oportunidade para levar aos visitantes um valioso acervo fotográfico de grande valor estético, social e histórico que é preservado pelo arquivo do Memorial. “À medida que o trabalho de processamento técnico do nosso acervo avança, é como se essas fotografias pedissem um espaço em nosso calendário de exposições. Portanto, já faz tempo que a equipe do Memorial deseja levar essas imagens ao conhecimento do público”.

Ao todo, 43 fotografias de Roberto Dornelas serão expostas nos ambientes internos e externos do Memorial. Dornelas fez as imagens durante o período da prefeitura de Itamar Franco, compreendido entre 1967 e 1974. Algumas imagens cedidas pelo Arquivo Central da UFJF são do mesmo fotógrafo, porém não possuem datação.

Segundo a equipe do Arquivo Central, as imagens não possuem datas porque esse dado não foi registrado nelas. “No caso de fotografias, é muito difícil deduzir qual é a data de produção ou as  pessoas e situações retratadas, se esses detalhes não foram informados pelo autor ou colecionador. No caso específico do acervo do fotógrafo, Roberto Dornelas, não se trata de descaso nem de desorganização. É mesmo a falta de informação, mas isso não diminui o valor desse magnífico acervo, que está sob a guarda do Arquivo Central e que conta a história da UFJF e da cidade, por muitos anos,  a partir da década de 1960.”

Estas mesmas imagens do Arquivo Central já foram expostas na Mostra fotográfica por Roberto Dornelas: “Itamar Franco: Ideal e Ideias de um Grande Estadista”, na década de 1990.

Laura Kasemiro acrescenta que a curadoria das imagens buscou “elementos que refletissem a ocupação social da cidade, buscando o potencial estético e narrativo nas fotografias. Era preciso contar uma história recente de Juiz de Fora, com sensibilidade e nostalgia”.

Além da busca pelas identidades e afetividades ligadas à cidade, a exposição também dialoga com as comemorações de 30 anos da posse de Itamar Franco como presidente da República. Tarcísio Greggio salienta que “poucas cidades brasileiras podem dizer que um filho seu tornou-se Presidente da República. Juiz de Fora é uma delas. Foi aqui, na nossa cidade, que Itamar cresceu, estudou, formou-se em engenharia pela UFJF e deu os primeiros passos de uma carreira na vida pública que o levaram à Presidência. Ao lado de Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek, Itamar Franco, esse juizforano nascido no mar, é um dos maiores representantes de Minas na história política do Brasil, e será para sempre lembrado como um dos presidentes mais populares que o país já teve”.

O diretor do Memorial acrescenta que “com a nova exposição, oferecemos ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco da Juiz de Fora do tempo de Itamar. Mas as imagens reunidas na mostra vão além de seu valor histórico, documental. São fotografias belíssimas, que nos colocam em contato com essa cidade que, apesar de tantas mudanças, continua sendo a cidade da nossa infância, da nossa memória. A exposição é um convite a caminhar pelas ruas de Juiz de Fora como quem folheia um álbum de família”.

O Memorial fica aberto de terça à sexta-feira, de 10 às 18 horas e aos sábados de 12 às 18h. A entrada é gratuita. Para visitas mediadas, é preciso agendar um horário pelo e-mail educativo.memorial@ufjf.br.

Serviço 

Exposição Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora

Data: 15/08/2023, 19h

Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco

Endereço: Rua Benjamin Constant, 760. Centro. Juiz de Fora

Entrada gratuita

Telefone: (32) 2102-3594