A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), torna pública a abertura das inscrições para as Oficinas de Popularização da Ciência de 2023. A iniciativa, que tem como objetivo incentivar a ampliação da participação de cidadãos nos debates sobre questões científicas e tecnológicas, surge como uma resposta ao crescente interesse público pela ciência, bem como a necessidade de comunicá-la de maneira eficiente e acessível para toda a sociedade.

O curso foi criado em 2019 e, desde então, tem gerado diversas formas de conteúdo, incluindo blogs, vídeos e podcasts produzidos pelos participantes. De acordo com a professora Fernanda Bombonato, do Departamento de Química da UFJF, a proposta do curso é “contribuir na formação de profissionais que atuam ou gostariam de atuar com divulgação e popularização da ciência”. Ela, ao lado da professora Celly Izumi, também da Química, compõem a equipe organizadora das oficinas na UFJF. A professora Simone Freitas, idealizadora, é vinculada à UFABC.

Com um total de 96 horas, o curso promoverá a interação dialógica entre a Universidade e o público não especializado, ao capacitar profissionais para atuar com divulgação científica. Ainda de acordo com Bombonato, o produto deste curso de extensão será um Projeto de Popularização Científica dirigido à comunidade externa à universidade, proporcionando aos participantes a oportunidade de contribuir com seus próprios saberes.

Inscrição, programação e oferta de vagas

Este ano, as inscrições para as Oficinas de Popularização da Ciência começam no dia 31 de julho e se encerram no dia 13 de agosto. Serão disponibilizadas 150 vagas, das quais 50 serão exclusivas para a comunidade da UFABC e UFJF, e as outras 100 vagas serão abertas ao público em geral. As inscrições podem ser feitas por meio um formulário on-line; clique aqui para acessá-lo.

Os pré-requisitos para inscrição incluem conhecimentos básicos de informática e navegação na internet, acesso à internet de banda larga, perfil no Facebook ou Instagram, disponibilidade de aproximadamente 10 horas semanais para dedicação ao curso e, para quem pretende realizar atividades do curso, atuar como professor(a) ou ser estudante matriculado em instituição pública de ensino médio ou superior.

O curso é gratuito e será realizado de forma remota, com atividades síncronas realizadas aos sábados, entre 10h e 12h. A programação completa está disponível on-line.

Outras informações:

Inscrições para as Oficinas de Popularização da Ciência 2023