Terminam na próxima terça-feira, 3 de janeiro, as inscrições para processo seletivo do Curso de Projeto e Instalação de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaico do Laboratório Solar Fotovoltaico (LabSolar) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 80 vagas, divididas em duas turmas. A previsão para o início das aulas é 16 de janeiro. O curso é gratuito e conta com o apoio da Faculdade de Engenharia da UFJF, onde serão realizadas as classes.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado na página do LabSolar na internet. Os candidatos precisam preencher questionário com informações como renda bruta familiar, número de integrantes da família, motivação, disponibilidade de horários e atividade profissional, que servirão como critérios para a seleção. O resultado sai no dia 6 de janeiro.

O curso visa atender preferencialmente a comunidade externa à UFJF, com o objetivo de capacitar profissionais para atuação no setor da microgeração solar fotovoltaica. As classes são ministradas presencialmente, com aulas de conteúdos teóricos expositivos, de laboratório de informática e visita ao LabSolar, para aulas práticas. Podem se inscrever pessoas com formação ou experiência na área de eletricidade.

Segundo um dos coordenadores do LabSolar, André Augusto Ferreira, os alunos do curso terão acesso a um panorama geral sobre a microgeração solar fotovoltaica e as possibilidades de aplicação dessas gerações. “Os estudantes aprendem como funciona a microgeração solar para sistemas isolados e conectados à rede elétrica, entendendo o dimensionamento dessas aplicações, fazendo análises do investimento, conhecendo os procedimentos de instalação prática e visitando o laboratório. Outros conteúdos são de legislação sobre microgeradores e de uso de softwares para realização da parte prática de projetos deste tipo.” A avaliação final consiste em realizar um projeto de sistema de microgeração solar fotovoltaica, com o auxílio dos instrutores.

O curso tem carga horária total de 20 horas, distribuídas em duas semanas, de segunda à sexta. A primeira turma tem aulas das 17h às 19h e a segunda, das 19h30 às 21h30. Detalhes podem ser conferidos no edital.

Edital Nº 3/2016 LABSOLAR/UFJF
(32) 2102-3599 – Laboratório Solar Fotovoltaico (LabSolar)