Imagine fazer um corte de cabelo em que fundamentos geométricos são considerados para uma melhor harmonização do formato do rosto com o corte escolhido? Esse foi o tema da palestra “Geometria e Design do Corte de Cabelo”, realizada na quinta-feira, 28, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE). A atividade integra os eventos do 1º Seminário do Programa Linsiano de Investigação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A palestra foi ministrada pelo hair stylist Jozimar Vieira Teixeira, profissional com mais de 25 anos de carreira, à convite da coordenação do seminário. O cabeleireiro demonstrou as técnicas e a aplicação dos conhecimentos geométricos no trabalho, ao cortar os cabelos de duas estudantes da UFJF. 

Geometria é “base de segurança” para corte do cabelo

Como aponta o hair stylist Jozimar Teixeira, profissionais da área necessitam ter conhecimentos específicos para proporcionar um efeito estético desejado aos clientes. Na avaliação do profissional, o ofício é semelhante ao de um designer ou um arquiteto, em que o elemento de trabalho é o cabelo. 

Com mais de 25 anos de carreira, o hair stylist Jozimar Teixeira aplica a geometria em seu trabalho: “Base de segurança.” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Dentro dessa criação, usamos a geometria como base de segurança. Utilizamos noções sobre temas como formatos e ângulos, para enquadrar as simetrias e acentuar a beleza. Temos esses conhecimentos à disposição”, afirma o hair stylist que destaca também sobre a importância do cuidado com o cabelo para o fortalecimento da autoestima. 

Uma das estudantes a passar pela experiência do corte de cabelo foi Maria Eduarda Alvim Pedrosa, aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática. “Fiquei morrendo de medo. Gostei muito, achei que ficou diferente, pois o meu cabelo estava muito reto”, afirma. Em relação à aplicação de noções de geometria, Maria Eduarda, que também é professora da Educação Básica, avalia que “é importante trabalhar o tema na sala de aula e levar esse assunto para os alunos”. 

Sobre a aplicação de noções de geometria, a professora e mestranda Maria Eduarda Pedrosa (à direita), avalia que “é importante trabalhar o tema na sala de aula”. Foto: Divulgação)

Estudante do sétimo período de Medicina, Luiza Oliveira Gomes também se surpreendeu positivamente com o novo corte. “Eu sempre quis ter esse tipo de cabelo, tinha muita referência de cabelos como esse, mas nunca conseguia um resultado semelhante porque meu cabelo é muito cheio. E agora que eu consegui, fiquei muito feliz com o resultado”, afirma Luiza, que não mudava o comprimento do cabelo há três anos.

Desenvolvimento em Educação Matemática

O encontro é o marco inicial do Programa criado com a proposta de ser um espaço de investigação e desenvolvimento em Educação Matemática. A intenção é unir a escola à academia e buscar atender às demandas da Educação Básica. Para isso, os pesquisadores do Programa se dispõem a responder duas questões: “Como formar um estudante educado matematicamente no século 21?” e “Qual deve ser a formação inicial dos professores que irão educar matematicamente esses estudantes?”. 

Para o coordenador do seminário e professor do Departamento de Matemática, Amarildo Melchiades da Silva, a preparação do professor de Matemática deve considerar a formação de profissionais que não passarão pelo ambiente universitário, mas que necessitam aplicar conceitos matemáticos no cotidiano. Nesse contexto, se insere a palestra sobre geometria e design do corte de cabelo. “Estamos pensando nos técnicos, cabeleireiros, designers de interiores. Toda essa gama de profissionais que, tendo conhecimento matemático, podem ter seus trabalhos potencializados depois”, considera. 

Segundo o coordenador, uma das frentes de investigação do programa será a inserção do desenho geométrico a crianças, para realizar uma iniciação do tema e aprimorar a habilidade motora fina dos jovens. “Em vez de olhar de dentro da Universidade para a escola, nós vamos perguntar à escola sobre o que ela precisa”, destaca. 

Programa faz homenagem a pesquisador

O nome do Programa Linsiano de Investigação em Educação Matemática é uma homenagem ao professor Romulo Campos Lins (1955-2017), que atuou no Departamento de Educação Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro. “Ele foi orientador de muitos de nós aqui. As ideias dele e o material que ele produziu formam o cerne da nossa discussão”, revela Amarildo Melchiades. 

O Programa está planejado para funcionar a longo prazo, em diferentes fases. Além de pesquisadores brasileiros, docentes residentes em Portugal e nos Estados Unidos integram o projeto. O seminário começou na última quarta-feira, 26, e segue até o sábado, 29. O evento é restrito a convidados, considerados necessários para o início do processo de investigação. Ações futuras serão abertas a outros públicos.