A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, entre os dias 5 e 12 de julho, a visita da comissão avaliadora do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o processo de renovação de reconhecimento do Bacharelado em Administração Pública à distância (EaD). O curso obteve o conceito 4, considerado muito bom pelo Inep. 

A análise é requerida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), órgão voltado à melhoria da qualidade dos cursos de graduação e instituições públicas. A renovação do reconhecimento, realizada periodicamente por meio de processo avaliativo, é necessária para a continuidade da oferta da graduação. Os conceitos de curso variam de 1 (grau mínimo) a 5 (grau máximo). 

Os avaliadores do Inep realizaram o processo por meio de visita in loco com formato virtual, através da plataforma Microsoft Teams. Para os indicadores de avaliação, foram consideradas as dimensões “Organização didático-pedagógica”, “Corpo docente e tutorial” e “Infraestrutura”. 

Corpo docente é destaque na avaliação

Dentro da dimensão “Corpo docente e tutorial”, os avaliadores deram conceito máximo para o indicador “Experiência profissional do docente”. De acordo com o relatório final do Inep, conforme evidências documentais e após reunião com os professores, os avaliadores chegaram à conclusão de que o corpo docente do Bacharelado “possui experiência profissional no mundo do trabalho, que permite apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos” e também “de aplicação da teoria ministrada em relação ao fazer profissional”.

Também de acordo com o relatório, os professores que lecionam no curso “têm experiência na administração de órgãos públicos, entre eles universidades federais, organizações privadas e do terceiro setor.” 

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso também foi bem avaliado, segundo o relatório. O texto destaca que os integrantes do NDE participam de reuniões periódicas para discutir e avaliar o andamento do curso, analisar propostas de mudanças curriculares e sugerir inovações metodológicas. “Essa atuação contribui para a constante evolução do curso, tornando-o mais alinhado com as necessidades do mercado de trabalho e com as expectativas dos alunos”, destaca o relatório. 

Para a coordenadora do curso, Renata de Almeida Bicalho Pinto, a manutenção do conceito obtido pelo curso se deve “amplamente” à dedicação dos professores e tutores que integram o NDE. 

“Nós temos docentes extremamente qualificados, assim como o corpo de tutores que se dedica ao atendimento das demandas dos alunos. Tivemos uma reunião com os avaliadores, em que tínhamos presentes mais de vinte professores e tutores em horário comercial. Isso mostra que todos estão muito envolvidos com o curso”, avalia a professora, que integra o Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc). 

Novas possibilidades

Uma das tutoras do Bacharelado é a administradora e servidora técnico-administrativa (TAE), Mônica Campos, que acompanha o desenvolvimento dos alunos, atua na correção de tarefas, tira dúvidas e faz a intermediação pedagógica entre professores e alunos. Para Mônica, o bom resultado na avaliação do Inep, é um motivo de satisfação. 

“O curso tem um perfil de aluno diferente: a maioria já trabalha na área pública em cidades pequenas. Se não fosse o curso, talvez eles não tivessem a possibilidade de entrar no Ensino Superior e, ainda mais, em uma universidade como a UFJF. Capacitamos servidores públicos, o que é revertido para a sociedade”, reflete a tutora.

Além da visita in loco com formato virtual, os avaliadores também analisaram uma série de documentos relacionados ao curso. A organização dos itens, que levou meses para ser concluída, foi realizada por Renata Bicalho Pinto e Mônica Campos, com a colaboração da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi). 

“A Diavi pôde testemunhar o empenho da coordenadora, professora Renata, e da TAE e tutora, Mônica Campos, na preparação e organização documental para esta avaliação, que resultou em um conceito tão bom para o curso. É com muita satisfação que recebemos este resultado, como uma nova evidência da qualidade da UFJF”, observou a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage. 

O curso de Bacharelado em Administração Pública EaD conta com cinco polos, localizados nas cidades de Juiz de Fora, Bicas, Cataguases, Conselheiro Lafaiete e Ubá. 

Uma nova visita do Inep para avaliação está agendada no campus Juiz de Fora: o curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) vai passar pela avaliação de reconhecimento do curso. A visita acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro. 

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi).