Temática desta edição de inverno será Missão ecoResgate (Foto: Carolina de Paula)

Para garantir a diversão da criançada no período das férias escolares, a IV Colônia de Férias Científica – Edição de Inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ofertar uma programação especial cheia de novidades e muito aprendizado, entre os dias 24 e 28 de julho. As atividades são totalmente gratuitas e serão realizadas de forma presencial no Centro de Ciências. Para garantir a participação dos pequenos, os responsáveis poderão fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico, a partir de meio-dia desta quinta-feira, 13 de julho. O formulário será fechado quando atingir 100 inscritos. 

As crianças se divertem enquanto realizam experimentos científicos (Foto: Carolina de Paula)

Serão oferecidas um total de 60 vagas: 20 vagas para crianças de 6 a 7 anos de idade; 20 para a faixa dos 8 aos 9 anos; e outras 20 para crianças com 10 a 11 anos de idade. Em cada faixa etária, metade das vagas vão ser destinadas para estudantes de escolas públicas. A seleção seguirá esses critérios e ordem de inscrição.  

A professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e coordenadora da iniciativa, Fernanda Bombonato, revela algumas singularidades da edição. “Este ano, todas as atividades vão ser voltadas para as questões ambientais, com a temática ‘Missão ecoResgate: a luta para manter os limites planetários em harmonia’”, garante a organizadora.

A programação prevê que as crianças fiquem na Universidade, das 14 às 17h30, desempenhando as tarefas propostas. Confira o planejamento:

  • Segunda-feira, dia 24 – Construindo minimundos
  • Terça-feira, dia 25 – Vamos construir uma estação meteorológica?
  • Quarta-feira, dia 26 – Como são estimadas as áreas verdes?
  • Quinta-feira, dia 27 – Poluição das águas, como ocorre e o que podemos evitar?
  • Sexta-feira, dia 28 – Produzindo objetos exploratórios

A democratização do acesso às ciências 

Para coordenadora da Colônia, há uma lacuna na formação do ensino de Ciências na educação básica (Foto: Alexandre Dornelas)

“A intensificação dos movimentos de negação da Ciência e anti-vacina, durante o período pandêmico, serviu para demonstrar a evidente falha na formação do ensino de Ciências na escola básica. Esse fenômeno não é observado somente no Brasil, mas também em países que possuem altos índices de escolarização”, explica Bombonato ao resgatar a origem do projeto da Colônia de Férias Científica. 

Esse sinal de alerta, associado a necessidade das mães que compõem o projeto (professoras e pesquisadoras) de encontrar atividades educativas  para seus filhos para além do entretenimento, fez com que a iniciativa saísse do papel e ganhasse forma. 

Um dos apoios ao projeto é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que financiará a execução das seis Colônias de Férias, a serem realizadas entre os anos de 2023 a 2025. A proposta foi inscrita na Chamada Fapemig 05/2022 – Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia – Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (processo APQ-02741-22).

Atualmente, a Colônia de Férias conta com vários colaboradores como, por exemplo, os professores Elói César, diretor do Colégio João XXIII; Marco Antônio Escher, diretor do Centro de Ciências da UFJF; Jacy Gameiro, do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia; Celly Mieko Shinohara Izumi, do Departamento de Química; e da bolsista da iniciativa, Grazielle Teixeira, estudante do curso de Engenharia Mecânica. 

Outras informações:

Formulário de inscrição – a partir de meio-dia do dia 13/7

ufjf.br/centrodeciencias