São diversas atividades, para idades variadas (Foto: Ciro Cavalcanti)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está se preparando para um janeiro bem animado com a sua programação de férias. Oficinas, gincanas, exposições e uma colônia de férias científica serão algumas das atividades que o espaço está preparando para as crianças entre os dias 4 de janeiro e 2 de fevereiro. As inscrições ainda podem ser feitas no site do Centro de Ciências.

Além das exposições já disponíveis no local, como a Tabela Periódica Interativa, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana e o Planetário e Observatório Astronômico, o Centro de Ciências realizará, durante o período de férias, a pré-estreia da exposição “Vias do Coração” e de uma nova sessão do planetário, denominada “O Sol, nossa estrela viva”.

Diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira afirma que a programação desta edição de férias foi pensada de maneira a abranger as diferentes áreas de conhecimento científico. “Nós tivemos um cuidado de tentar conceber nossa programação de férias de uma forma que quase todas as temáticas trabalhadas estivessem contempladas. Foi uma forma de apresentar estes conhecimentos para diferentes faixas etárias.”

Estão programadas cinco oficinas ao longo do mês, sempre de terça-feira a sábado, das 15h às 16h. Os temas abordarão conhecimento das áreas da matemática, física, química e biologia voltadas para faixas etárias a partir dos 4 anos de idade. 

Nas terças-feiras, crianças a partir de 8 anos participarão da oficina “Matemática e artes”, em que serão demonstrados na prática a relação entre os dois conhecimentos. Nas quartas-feiras, o tema será “Física sem mistério”, em que as crianças a partir de 6 anos aprenderão sobre os fenômenos físicos em nosso cotidiano. Nas quintas-feiras, “Luzes” ensinará para as crianças a partir de 6 anos sobre a química e as luzes do nosso dia a dia. Nas sextas-feiras, diferentes faixas etárias poderão conferir a “Biologia em ação”, em que cada semana serão apresentadas novas temáticas relacionadas à biologia. Já aos sábados, as crianças de 7 a 10 anos participarão de “Na pegada científica – Uma Gincana Científica”, em que serão desafiados com experimentos das áreas científicas.

Além disso, entre os dias 28 e 31 de janeiro, das 14h às 18h, o espaço receberá a “1ª Colônia de Férias Científica”, em que as crianças terão a oportunidade de experimentar na prática a rotina de um cientista. Serão 30 vagas distribuídas entre crianças de 7 a 8 anos, 9 a 10 anos e 11 a 12 anos.

“Juiz de Fora possui poucas opções de entretenimento científico, então ter dentro da UFJF este tipo de possibilidade traz um retorno enorme para a população. É uma possibilidade diferente de contato do público, em que se diverte e aprende. Queremos despertar o desejo pela ciência nas crianças”, afirmou Teixeira.

O Centro de Ciências

Inaugurado ainda em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII – e transferido para seu novo espaço, no campus da UFJF, em 2017 –, o Centro de Ciências é um dos maiores e mais completos espaços de divulgação científica do país. O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas. 

Outras informações: (32) 2102-6913/ 6914 (Centro de Ciências)