O Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPA-UFJF) está com inscrições abertas para o ciclo de palestras ”Psicologia Hoje: Temas Atuais e Diferentes Abordagens”. As atividades serão realizadas nesta sexta-feira, 30, das 19h às 22h, e no sábado, 1º de julho, de 9h às 13h, no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O evento é direcionado a profissionais e estudantes interessados na área de Psicologia, os quais deverão se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Por meio de diversas abordagens clínicas, como gestalt-terapia, psicodrama, bioenergética, terapia reichiana e junguiana, o ciclo de palestras tem como objetivo agregar conhecimento através de um debate sobre assuntos relevantes no cenário social e acadêmico. A participação nos dois dias confere um certificado de 7 horas.

O coordenador do CPA, Luiz Gibier, ressalta que o evento conta com uma apresentação sobre os programas e projetos do Centro, bem como o local e o espaço onde as atividades são realizadas. Atualmente, o centro trabalha com os seguintes projetos: Avaliação Psicológica; Clarices; Grupo de Tímidos; Ambulatório Trans; Álcool e Saúde; Homens Autores de Violência Doméstica; e Intervenção Neuropsicológica (para crianças).

Outro momento importante que o coordenador destaca é  a palestra sobre psicologia e relações étnico-raciais, tema que será apresentado pela professora Carolina Bezerra. “É uma discussão muito importante e atual, que deve ser debatida na sociedade, principalmente, no meio acadêmico. O intuito é formarmos psicólogos antirracistas”, pontua.

No sábado, além das palestras, o público conta com oficinas relacionadas aos temas abordados ao longo do evento. Elas serão ministradas pelos próprios palestrantes, sendo uma oportunidade para vincular a teoria à prática.

Confira a programação completa.

Atendimento psicológico

O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF (CPA) oferece atendimento clínico psicoterápico individual e em grupo, avaliações psicológicas, orientações vocacional e profissional, além de atender a grupos temporários, vinculados a projetos de pesquisa e de extensão, coordenados por professores e pesquisadores da instituição.

O CPA foi criado em 1996 para atender às demandas de ensino, pesquisa e prática do curso de Psicologia da UFJF e às demandas da população local. Profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação atuam sob orientação de professores.

Outras informações: cpa.psicologia@ufjf.br  ou pelo telefone (32) 2102-3121.