Transexualidade (Imagem: Pixabay)

“Ambulatório Trans” é um dos mais recentes projetos de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e está com inscrições abertas para a realização de acompanhamento psicológico. O público-alvo são pessoas travestis e transexuais, que não se identificam com o gênero designado ao nascimento.

A coordenadora da iniciativa e professora do Departamento de Psicologia da UFJF, Alinne Nogueira Silva Coppus, explica que o objetivo é ofertar o serviço ao público em situação de vulnerabilidade social  e, além disso, há um interesse de pesquisa na ação. “Há um desejo dos profissionais envolvidos de priorizar a escuta clínica das pessoas que se identificam com esse significante ‘trans’ antes de teorizarmos a respeito dessa questão. Nossa pesquisa trata da função do imaginário para o sujeito.  Avançamos nos estudos e em novas formulações teóricas a partir da clínica psicanalítica.”

Além da docente, oito alunos do curso de Psicologia estão envolvidos na iniciativa, sendo um bolsista e sete voluntários . Alinne orienta que as pessoas travestis e transexuais interessadas em participar contatem, por telefone, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA). “Elas devem ligar para o CPA e deixar os dados pessoais. Alguém do projeto entrará em contato para agendar o atendimento. Essa é uma iniciativa importante. Falar das nossas questões faz diferença. Estamos animados com essa possibilidade.”

O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF fica localizado na  Rua Santos Dumont 214, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3217-8253 (CPA-UFJF)