(Foto: Twin Alvarenga)

Objetivo é juntar pessoas com o mesmo problema e, em conjunto, buscar soluções, tentando recuperar autoestima (Foto: Twin Alvarenga)

Fruto dos trabalhos de pesquisa e de extensão do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas), o Grupo de Tímidos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para o primeiro semestre de 2016. Existente há três anos, o grupo oferece, de forma gratuita e aberta à comunidade acadêmica e local, atendimento psicológico direcionado ao aprendizado de novas formas de interação.

Para o coordenador do projeto, Lélio Moura, o trabalho tem o intuito de colaborar na melhora das relações interpessoais para quem sofre com a timidez. “O grupo surgiu com a proposta de ajudar pessoas retraídas e inibidas que se sentem afetadas negativamente em seu convívio social. A timidez em excesso pode gerar dificuldades no trabalho, estudo, relações afetivas e diversos outros pontos da vida e deve ser tratada”, explica.

A ideia de tratar timidez em grupo é pioneira e vista pelo coordenador como uma possibilidade de amplificar os resultados. “Montar o grupo clínico ao invés do tratamento individual tem o objetivo de juntar pessoas com o mesmo problema e, em conjunto, buscar soluções, tentando recuperar a autoestima, a autoimagem e a motivação, e buscar crescimento pessoal e profissional de modo colaborativo”.

Inscrições

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail nevasgt@gmail.com ou pelo telefone (32) 3216-1029 para realizar a inscrição. Serão solicitadas algumas informações, como nome, data de nascimento, disponibilidade de horário e telefone. Para o início do grupo, os profissionais irão entrar em contato para avaliação e agendamento.

Metodologia

Serão formados grupos de aproximadamente dez pessoas, orientadas por três terapeutas. O atendimento é realizado no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), localizado na Rua Santos Dumont, 214, Granbery. Ao longo do período, serão desenvolvidas atividades para controle de ansiedade, treino de habilidades sociais e técnicas para reestruturação de pensamentos disfuncionais.

Outras informações:

Centro de Psicologia Aplicada – (32) 3216-1029