A Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será uma das sedes para a realização do exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), em 2023. O processo seletivo é a principal etapa para o ingresso em cursos de mestrado e uma das etapas para acesso ao doutorado em alguns centros de Economia no país. Um dos objetivos da prova é analisar a qualificação acadêmica dos candidatos e fornecer os resultados da avaliação.

O exame, costumeiramente, era aplicado em Institutos de Ensino Superior (IES) das capitais brasileiras, o que gerava uma grande dificuldade aos graduados em Economia do interior dos estados. Além de ser menos acessível pela distância geográfica, os alunos precisavam arcar com diversas despesas, como viagens, diárias, alimentação e a inscrição no processo seletivo. 

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), Admir Antonio Junior, a possibilidade de realização da avaliação na UFJF é uma grande conquista para os estudantes e para os professores da área. Ainda ressalta que o Exame Anpec será mais acessível e menos custoso aos estudantes de universidades das regiões próximas, além de aumentar a visibilidade da Faculdade de Economia e incentivar o interesse dos estudantes pelos cursos de mestrado e doutorado do PPGE.

“Sediar o Exame Anpec tem um significado histórico e positivo para a Faculdade de Economia da UFJF. É a primeira vez na história que isso acontece. A ação está aderente com a estratégia de descentralização regional da associação e ela só foi concretizada em virtude da adesão, mobilização e contribuição plena dos professores da própria Instituição. Todos aqueles que realizarem as provas nas dependências da Faculdade de Economia terão a oportunidade de conhecer a nossa excelente estrutura física, institucional e acadêmica, por exemplo”, aponta o coordenador.

Mobilização

No ano passado, foi realizado um debate sobre o Exame Nacional, promovido pelo Conselho Deliberativo (CD) da Anpec, em que participaram os coordenadores dos programas de pós-graduação associados. No debate, foi defendido o aumento da acessibilidade do exame como forma de aumentar o número de pessoas inscritas. 

De acordo com o professor da Faculdade de Economia, uma das estratégias defendidas foi a descentralização regional das sedes do Exame. Após uma avaliação das condições oferecidas, do histórico de participação no Exame Anpec e da Nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), alguns centros foram previamente selecionados e eles deveriam decidir quanto à realização ou não do Exame Anpec. 

Foi neste sentido que o CD da associação aprovou o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF para a aplicação da prova, uma vez que a instituição atendia todos os quesitos avaliados. “Todos os professores conheciam as dificuldades dos alunos que pretendiam realizar as provas do Exame. Estamos muito felizes com essa conquista e ela tem um significado histórico. É uma conquista de todos os alunos e professores,” pontua o professor Admir Antônio. 

 O Exame

O Exame, aplicado desde 1990, é oferecido todos os anos para os candidatos que desejam cursar Mestrado e Doutorado em Economia. De acordo com o coordenador do PPGE, Admir Antonio Junior, é avaliado a qualificação acadêmica dos candidatos em disciplinas como Macroeconomia, Estatística, Economia Brasileira Objetiva, Matemática, Microeconomia e Economia Brasileira Discursiva. Os resultados desta avaliação são classificados e fornecidos aos Centros associados, que, por sua vez, selecionam os candidatos em conformidade com os seus editais de seleção.

As inscrições para a realização do exame já estão abertas e devem ser feitas até 31 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de setembro. Para participar, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição que pode variar entre R$ 440 e R$ 506,  dependendo da forma de pagamento. As informações completas, podem ser conferidas através do edital.

Serão cinco provas, que serão aplicadas em formato presencial: Macroeconomia, Estatística, Economia Brasileira objetiva, Matemática, Microeconomia e Economia Brasileira discursiva. Todas as provas, exceto a de Economia Brasileira discursiva, apresentarão 10 questões objetivas.

O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 06 de novembro, às 14h, no Portal do Candidato.

Link para inscrição

Outras informações:  Faculdade de Economia