São oferecidas até 15 vagas para o Doutorado e 20 vagas para o Mestrado (Foto: VisualHunt)

O Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou os editais para os processos seletivos dos cursos de Doutorado e Mestrado, com ingresso em 2021. As inscrições para o Doutorado podem ser feitas entre os dias 12 de agosto e 18 de novembro. Já para o Mestrado, podem ser feitas pelo site da Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec) até o dia 30 de setembro. 

Doutorado
As inscrições serão feitas exclusivamente on-line, até às 23h45min de 18 de novembro (horário de Brasília). O candidato deve preencher o formulário de inscrição e submeter todos os documentos solicitados no item 2.4 do edital. A documentação pertinente para a inscrição no processo seletivo será inserida no próprio ato da inscrição pelo Siga, através de upload de arquivos. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no dia 20 de novembro, no site do Programa

A seleção consiste de quatro etapas sequenciais: prova escrita; proposta fundamentada de pesquisa; arguição oral e análise de curriculum vitae. A não realização de quaisquer etapas do processo de seleção ocasiona a eliminação do candidato.

A prova escrita consiste na realização do Exame Nacional de Seleção da Anpec, que, neste ano, será realizada na forma remota, e terá caráter classificatório e eliminatório. Todas as informações sobre este exame podem ser obtidas no site da Associação. O PPG de Economia da UFJF aceitará somente notas de exame que tenha sido realizado nos anos de 2015 a 2020.

São oferecidas até 15 vagas para ingresso no Doutorado para a turma de 2021. Diante da necessidade de internacionalização da Pós-graduação brasileira, em consonância com diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), das 15 vagas, duas são destinadas a candidatos estrangeiros que tiverem avaliação condizente com os critérios estabelecidos. 

O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, às 18h, pelo PPGE.

Mestrado
A seleção para o Mestrado será realizada em etapa única, através de exame realizado pela Anpec. A taxa de inscrição é de R$ 400 se o pagamento for feito entre 20 de julho e 31 de agosto, e de R$ 450, se feito entre 1° e 30 de setembro. O candidato deve obter o formulário de inscrição no exame da Anpec, com programa e bibliografia das provas, no Portal da Associação. O comprovante de inscrição estará disponível para impressão no Portal do Candidato, a partir do dia 5 de outubro. São ofertadas 20  vagas para ingresso no 1° trimestre de 2021.

As provas do Exame Anpec 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2020, nos horários estabelecidos no Manual do Candidato. O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 16 de novembro, às 14h, no Portal do Candidato .

O resultado definitivo, com a lista nominal, ordenada por classificação, com atribuição das notas de cada candidato, inclusive os desclassificados, será divulgado no site do PPGE no dia 11 de dezembro, às 18h.

Outras informações
(32) 2102-3543 / (32) 2102-3554 – Programa de Pós-graduação em Economia