fsfs

Seleção para o mestrado contará com etapa única e utilizará a nota do exame realizado pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Foto: Caique Cahon)

A Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), totalizando 23 vagas, sendo 15 para o mestrado e oito para o doutorado. Os interessados no mestrado têm até a próxima quinta-feira, 28 de julho, para se candidatarem, enquanto os candidatos ao doutorado têm até o dia 28 de outubro para realizarem a inscrição. Cada um dos processos seletivos tem suas próprias especificidades:

Mestrado
A seleção contará com uma etapa única, o exame realizado pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O candidato deverá pagar a taxa cobrada pela Associação e obter o formulário de inscrição no exame, com programa e bibliografia das provas, no portal da Anpec. Junto com o  formulário, os candidatos devem enviar histórico escolar de graduação, currículo, carta de recomendação, cópia de RG ou CPF, telefone e e-mail para contato.

Toda a documentação deve ser encaminhada, por Sedex, para o endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – Campus Universitário, Bairro Martelos. Faculdade de Economia – Programa de Pós-Graduação em Economia – 4º andar, CEP 36036-330, Juiz de Fora, Minas Gerais. O comprovante de inscrição estará disponível para impressão no Portal do Candidato a partir do dia 12 de setembro, não sendo aceitas inscrições cujo carimbo indicar que foram enviadas após o dia 16.

As provas da Anpec serão realizadas em dois dias e em cada horário será avaliado um assunto da área. No dia 28 de setembro, das 8h às 10h15, macroeconomia; das 10h30 às 12h45, estatística; e das 14h30 às 17h30, economia brasileira. No dia seguinte, das 8h às 10h15, matemática; das 10h30 às 12h45, inglês; e, por fim, das 14h30 às 16h45 microeconomia. Os locais de aplicação das provas podem ser consultados no Manual do Candidato.

Para demonstrar proficiência em língua estrangeira, o candidato deve atingir, pelo menos, 70% de aproveitamento na prova de inglês. Caso o aluno não alcance esse patamar, poderá apresentar resultado de exame que comprove sua proficiência em inglês até a integralização do curso de mestrado. O critério de desempate será a pontuação média das notas obtidas nas provas de macroeconomia e microeconomia.

Todo processo e prazos previstos devem ser acompanhados no portal da Anpec. O resultado definitivo deve ser homologado e divulgado no site do PPGE, no dia 8 de dezembro.

O PPGE vai admitir um estudante estrangeiro pelo Programa da Alianças para a Educação e Capacitação. Este discente terá garantia de bolsa pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. As demais bolsas de estudo disponíveis serão distribuídas por ordem de classificação.

Doutorado
As inscrições serão feitas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da UFJF até o dia 28 de outubro. O valor da taxa é de R$150 e deverá ser recolhido através de Guia de Recolhimento da União (GRU) até a data máxima de inscrição. Para pedir isenção, o candidato deverá possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O  Exame de Seleção Nacional da Anpec, cujas inscrições vão até o dia 28 deste mês e a aplicação será nos dias 28 e 29 de setembro, é um dos critérios para a participação no processo seletivo do Doutorado. Podem ser utilizados os resultados do exame deste ano ou os dos cinco anteriores (de 2011 a 2015). A lista de todos os documentos exigidos no processo está disponível no edital.

A pré-seleção ocorrerá entre os dias 9 e 16 de novembro e é eliminatória. O resultado da primeira fase, com a divulgação de lista nominal, ordenada por classificação, estará disponível até às 17h do dia 16 no site do PPGE. Cada candidato será  avaliado com base nos seguintes itens com seus respectivos pesos: nota da prova escrita da Anpec (30%) ; análise de proposta de pesquisa (30%); avaliação do Curriculum Lattes (20%); arguição oral do candidato (20%).

Mais informações:

(32) 2102 3543 (Programa de Pós-graduação em Economia)

secretariapos.economia@ufjf.edu.br

http://www.ufjf.br/poseconomia/