A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a seleção de candidatos às turmas de mestrado e doutorado. São oferecidas 40 vagas para os cursos de mestrado e doutorado. Os editais preveem vagas para as ações afirmativas.

Mestrado

Para concorrer às vagas para o curso de mestrado, o candidato deve fazer o Exame da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). De acordo com o edital, durante o ato de inscrição, o candidato pode escolher por realizar as avaliações da Anpec no PPGE/UFJF.

Leia mais: Economia será uma das sedes para a aplicação do exame da Anpec

As inscrições para a realização do exame já estão abertas e devem ser feitas até 31 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de setembro. Para participar, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição que pode variar entre R$ 440 e R$ 506,  dependendo da forma de pagamento. As informações completas, podem ser conferidas na página da Anpec.

Ainda de acordo com o edital, serão oferecidas até 20 vagas para ingresso no primeiro trimestre letivo de 2024, sendo 10 para vagas oferecidas pelo programa à modalidade cotas para e outras 10 na modalidade de ampla concorrência. O resultado final está previsto para o dia 15 de dezembro.

Confira o edital.

 Doutorado

O curso de doutorado está com as inscrições abertas até o dia 7 de novembro. São 20 vagas disponíveis, sendo 50% delas voltadas para a modalidade de cotas e a outra metade para a ampla concorrência. 

As inscrições devem ser feitas pelo SigaX e o candidato passará por três etapas durante o processo: Prova escrita;  Proposta fundamentada de pesquisa; Arguição oral e Análise do currículo.

Ainda de acordo com o edital, a divulgação do resultado final também será no dia 15 de dezembro. As matrículas estão previstas para serem efetuadas entre os dias 2 de janeiro e 21 de fevereiro de 2024.

Confira o edital