Entre os dias 15 de maio e 6 de junho acontece a 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) UFJF: Reforma Agrária Popular em defesa da natureza e de alimentos saudáveis. 

O evento irá trazer reflexões sobre as dimensões da questão agrária, em sintonia com os desafios de transformação da realidade brasileira. A 10ª Jornada Universitária irá promover espaços para diálogos e trocas de conhecimentos acadêmicos, técnicos e populares para a construção de ações e propostas coletivas na UFJF, e para além dos muros da universidade.

De acordo com a coordenadora geral da Jura e professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Mônica Grossi, o tema busca articular o diálogo e a resistência entre as lutas populares do campo e da cidade, na defesa de outra matriz de produção de alimentos saudáveis e de outra relação com a natureza, que é a Agroecologia.

“A Jura tem a importância de trazer para dentro da universidade e para a sociedade brasileira, o debate e a possibilidade de construção de ações conjuntas, em defesa da Reforma Agrária Popular. Isto implica na disputa por outro modelo agrário e por outro modelo agrícola baseado na agroecologia, como forma de garantia de territórios livres da monocultura, do veneno e da fome. Estes territórios livres de opressões, já produzem além de alimentos saudáveis, outras formas de sociabilidade, que são base para a construção de uma nova sociedade.”

Serão realizadas oficinas, seminários, vivências de campo, aulas abertas e atividades culturais, atravessando os temas da reforma agrária popular, agroecologia, mineração, meio ambiente, soberania alimentar, educação ambiental popular, feminismo camponês, luta pela terra e turismo.

A organização é composta por professores, estudantes e trabalhadores, além de representantes do Movimento Estudantil e Docente, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

O evento é aberto para todos os públicos. As inscrições são gratuitas e podem ser  realizadas a partir das 8h30, na área externa ao Anfiteatro de Estudos Sociais, onde ocorrerá a abertura, no próximo dia 15. Também serão feitas as inscrições nos locais onde ocorrerão as demais atividades programadas. Clique abaixo nas imagens para ver a programação completa:

Semana do Assistente Social

Em paralelo à Jornada, a Faculdade de Serviço Social também promove, entre os dias 15 e 19 de maio, a Semana do Assistente Social. O evento é em comemoração aos profissionais da área e acontece todos os anos com atividades comemorativas, com mesas que debatem assuntos relacionados à profissão. Em 2023, o tema definido pelo conselho profissional é sobre o “Serviço Social necessário para o Brasil”. Além disso, serão oferecidos minicursos relacionados ao processo de formação profissional e, também, de formação política.

Para a professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Souza Pereira, após os anos de pandemia era necessário voltar para o processo de aproximação local entre assistentes sociais, estudantes e docentes. As discussões são fundamentais para compreender as mazelas que assolam o país em sua dimensão mais estrutural. “Esperamos uma boa participação de estudantes e profissionais para que possamos discutir temas de suma importância ao país e ao desenvolvimento e legitimidade social da profissão”. 

As inscrições para as mesas serão feitas nos locais das atividades. Já para os minicursos, as inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico. Serão disponíveis 30 vagas para cada minicurso. Todas as atividades são todas gratuitas. Confira a programação completa neste link.

Selo Editorial Serviço Social 

Durante a Semana do Assistente Social, será realizado o lançamento do Selo Editorial Serviço Social, no dia 18 de maio, quinta-feira, às 19h, no Armazém do Campo. O objetivo é contribuir para a divulgação e difusão da produção de conhecimento na área de Serviço Social, no sentido de ampliar o acesso das pesquisas científicas de docentes, pesquisadores e estudantes, vinculados aos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF.