A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre vagas nos cursos de graduação para refugiados políticos. As solicitações devem ser realizadas, por meio de formulário eletrônico, disponibilizado na página da Central de Atendimento (CAT), entre os dias 9 e 10 de maio. Há oportunidades para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Para se inscrever, é preciso encaminhar a documentação em formato de PDF: Comprovação atual do Comitê Nacional de Refugiados (Conare) da condição de refugiado político; Carteira atualizada de refugiado/residente; e Documento hábil de comprovação de escolaridade ou, caso não tenha posse de tal documento, atestado da condição de ingresso do Conare.

Além disso, os candidatos deverão apresentar certificado de conclusão do ensino médio, para comprovação da escolaridade. No caso de certificado expedido no exterior, o documento deve estar devidamente revalidado pela secretaria de estado de educação brasileira.

No formulário de inscrição, o interessado deverá preencher as opções dos cursos da UFJF em que esteja interessado, pela ordem de preferência. Após o requerimento, à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) verificará junto às coordenações dos cursos pretendidos a disponibilidade de vaga, independente das vagas ociosas.

Ainda vale destacar que Estudantes-Convênio (PEC-G e PEC-PG) e refugiados deverão apresentar tradução juramentada de qualquer documento solicitado para matrícula.

O ingresso de refugiados é regido pelas resoluções 17/2003, do Conselho Superior da UFJF e 5/2004, do Conselho Setorial de Graduação da UFJF

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento (Telefone e whatsapp)

faleconosco@ufjf.br