A cada semestre, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança pesquisadores e profissionais para o todo o país e o mundo. Contudo, como diz o ditado, o bom filho à casa torna: é o caso do tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Helvécio Vinícius Antunes Rocha, formado bacharel em Farmácia pela UFJF. Ele estará na Faculdade de Farmácia como palestrante convidado para a aula inaugural do ano letivo de 2023, cujo tema será “A translacionalidade no desenvolvimento de medicamentos: desafios, falácias e oportunidades”.

De acordo com o diretor Marcelo Silvério, da Faculdade de Farmácia da UFJF, “é uma honra muito grande receber um ex-aluno numa posição tão importante para a indústria farmacêutica no Brasil. O professor Helvécio é servidor de Farmanguinhos, que é a indústria farmacêutica da Fiocruz, uma das maiores instituições de pesquisa do Brasil, com uma indústria que produz diversos medicamentos que atendem o sistema público de saúde.”

Para Helvécio, há uma grande dificuldade vivenciada pela indústria farmacêutica para desenvolver e registrar novos medicamentos (Imagem: Acervo pessoal)

Rocha confessa que, mesmo essa não sendo sua primeira vez como palestrante na UFJF, é uma sensação boa estar de volta e que acaba dando “um friozinho na barriga”. Sobre a temática, o professor afirma sua intenção: “Existe uma barreira entre a pesquisa e o mercado e a literatura da área normalmente dá mais atenção para essa situação. Eu quero justamente chamar atenção para outros critérios que também são muito relevantes e que podem contribuir, inclusive, para nortear políticas de fomento para o setor.”

O tema colocado em pauta levanta, segundo Silvério, questões que ainda estão em pleno debate – como a velocidade do desenvolvimento de novos remédios – e merecem maior discussão e repercussão, como é o caso do avanço de diversas pesquisas com esse objetivo em nível internacional. “Existem diversos desafios para se vencer e alcançar efetivamente, no caso do Brasil, uma certa independência no desenvolvimento de novos produtos.”

O vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Guilherme Diniz Tavares, faz coro ao colega e frisa que se trata de um tema de extrema relevância para farmacêuticos, mas também para a população em geral. “Serão contempladas questões relacionadas aos desafios e perspectivas para a pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de medicamentos capazes de beneficiar o tratamento de diversos tipos de doenças.”

Aula inaugural

A aula inaugural acontecerá às 16h no auditório da Faculdade de Farmácia nesta quinta-feira, 27/04, e não necessitará de inscrição prévia. Segundo o diretor Marcelo Silvério, haverá lista de presença para emissão de certificado.

Sobre o palestrante

Atualmente, Rocha coordena o Laboratório de Micro e Nanotecnologia (LMN) de Farmanguinhos, a Plataforma de Micro e Nanotecnologia e a Fio-Nano (Iniciativa em Nanotecnologia da Fiocruz). Além disso, ele compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em “Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos” e do Programa Profissional em “Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica”, assim como também é professor do Curso de Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas, todos de Farmanguinhos.