Com o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma startup e abrigar empresas de base tecnológica, além de criar parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento, o Setor de Empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga dois editais de fluxo contínuo. Os documentos são referentes aos processos de incubação de empresas, pós-incubação e uso dos espaços de trabalho do Critt. 

IBT 

A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. Em termos de infraestrutura, oferece espaço físico para instalação das empresas e ambientes de uso compartilhado como, por exemplo, salas de reuniões e de auditório com multimídia, laboratórios de informática e técnicos, internet, biblioteca e refeitório. 

Além disso, a startup recebe acompanhamento no cumprimento de seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação, auxílio nos problemas de gestão de seus negócios, promoção de capacitações e consultorias – contratados de acordo com programação e disponibilidade de recursos da IBT -, identificação, dentro do possível, de profissionais e laboratórios da UFJF que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços da incubada, entre outros benefícios descritos no edital. 

São oferecidas no Edital 07/2021 vagas, mediante disponibilidade, para o processo de incubação da IBT, sendo de livre escolha dos proponentes a modalidade Residente ou Não-Residente. As empresas de base tecnológica poderão se instalar no Critt durante um período de até três anos, renovável mediante solicitação devidamente justificada. 

Para se instalarem, as empresas devem apresentar uma proposta contendo: viabilidade técnica e econômica do empreendimento; viabilidade mercadológica do empreendimento; capacidade técnica e gerencial do proponente e potencial de interação do empreendimento com as atividades desenvolvidas na UFJF. Os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico, composto pelos itens correspondentes aos critérios de avaliação das propostas, contidos no item 6.1 do Edital

“As empresas e startups que inovam têm uma grande dificuldade no início, para validar e desenvolver o produto, receber o feedback e ir melhorando. Os períodos iniciais são bem complicados, então uma incubadora faz toda a proteção necessária, tanto em termos de compartilhamento de espaço físico quanto com o auxílio da equipe de governança do Critt que faz monitoramento bimestral para que ela possa seguir o planejado. Além disso, temos uma série de capacitações, workshops, mentorias coletivas e individuais que vão ser fornecidas para que a empresa possa avançar nos pontos que tiver mais dificuldade”, explica Débora Marques, gerente do Setor de Empreendedorismo.

Condomínio de empresas 

O Condomínio de Empresas, localizado na sede do prédio do Critt, é um ambiente de inovação, propício ao desenvolvimento tecnológico, dotado de infraestrutura adequada, que tem o objetivo de abrigar e apoiar empresas de base tecnológica, gerando sinergia entre as empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento e atuando como agente promotor da cultura da inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. 

Destina-se às empresas de base tecnológica, que gerem, adaptem, ou apliquem conhecimentos científicos, técnicos e inovadores em seus produtos e serviços, ou que exerçam atividades complementares e de apoio às primeiras e demais indústrias. Assim como a IBT, possui as modalidades “Empresa Residente” e “Empresa Não-residente”. 

Além do Condomínio de Empresas, o Edital também disponibiliza o CrittWorking, escritório de uso compartilhado do Critt. O local é um ambiente de interação entre diferentes profissionais de diferentes áreas, que estejam envolvidos e que trabalham com inovação, tecnologia e startups. Além disso, o espaço também é disponibilizado para ações que envolvam a comunidade acadêmica e o público externo.

As empresas interessadas no Condomínio de Empresas e no CrittWorking deverão deverão encaminhar uma proposta, seguindo os requisitos do item 6 e Anexo I do Edital, para o e-mail emp.critt@ufjf.br , contendo no assunto “proposta para ingresso no condomínio de empresas ou no coworking do Critt”. Toda a documentação elencada no Anexo II deve ser enviada como anexo, no mesmo e-mail, em PDF. 

Para Débora Marques, o que destaca incubadoras como a do Critt, sediada pela Universidade, é a diferença no valor que a empresa incubada paga pelos serviços prestados. “É bem abaixo do que a empresa pagaria no mercado caso fosse contratar esse tipo de serviço, tanto da modalidade da incubada que quer ser residente, ter um ponto presencial, utilizando um box ou uma estação de trabalho, quanto na modalidade não-residente, em que ela tem vantagens como a utilização da sala de reunião.” 

Outras informações: Setor de Empreendedorismo