A diversidade de cursos da UFJF é um diferencial da instituição, diz Helena Fonseca (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Quatro novos servidores tomaram posse na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em uma cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 5, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. O grupo é formado por uma professora, que atuará no Instituto de Ciências Humanas (ICH), e três técnico-administrativos em educação (TAEs) – dois técnicos em Tecnologia da Informação (TI) e uma técnica de laboratório de análises clínicas. Todos foram aprovados por meio de concurso público. 

Confira as fotos da cerimônia

A professora Helena Rizzatti Fonseca, que ficará lotada no Departamento de Geociências, atuou anteriormente como docente temporária na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Fonseca é doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, com período sanduíche no Instituto de Geografia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Pela Unicamp, a pesquisadora também fez mestrado e graduação na área de Geografia. Na avaliação da professora, a diversidade de cursos da UFJF é um diferencial da instituição. 

“O ICH tem vários cursos, o que fomenta uma troca muito maior nos corpos discente e docente. A cidade é muito bem localizada e isso é bom para fazermos trocas, trazer pessoas do exterior. Estou chegando muito instigada para atuar na graduação e na pós-graduação”, relata. 

“Estou muito feliz. De alguma forma, desde que me formei estive vinculada à UFJF”, conta Ana Caroline Macedo (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A servidora técnico-administrativa Ana Caroline Lopes de Paula Macedo atuará como técnica em análises clínicas no Centro de Biologia da Reprodução (CBR). Ana Caroline realizou a mesma função como servidora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lotada no Hospital Universitário (HU) da UFJF. Atualmente ela é doutoranda em Ciências Biológicas na área de Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias e estudou o mesmo tema no mestrado, além de ter graduação em Farmácia. Todo o percurso acadêmico da servidora foi realizado na UFJF. 

“Estou muito feliz. De alguma forma, desde que me formei estive vinculada à Universidade. É um ambiente de que gosto muito. A expectativa é muito grande – vou trabalhar na mesma área, mas com um outro tipo de foco. Estou pronta para encarar os novos desafios”. 

Para Robson Viol, oriundo de Barbacena, a UFJF sempre foi uma referência (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Robson Santiago Viol exercerá a função de técnico em Tecnologia da Informação na Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Viol já foi servidor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atuou como assistente administrativo. Ele é mestrando em Ciências da Computação pela UFOP e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Para ele, que é oriundo de Barbacena, na região mineira do Campo das Vertentes, a UFJF sempre foi uma referência. 

“Na região, não tem quem não conheça e não queira vir para cá. Estou agora em uma nova carreira. Espero me sentir realizado fazendo o que eu realmente gosto, no lugar em que esperava trabalhar. É um momento bastante feliz”, ressalta. 

“É um novo passo, antes estava somente como estudante, agora também como servidor”, diz Matheus Constantino (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A oportunidade de trabalhar com sua área de predileção profissional também foi um atrativo para o servidor Matheus do Sacramento Constantino. Ele atuará como técnico em Tecnologia da Informação no Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

Constantino é formado em Ciências Exatas pela UFJF e tem graduação em andamento em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial, também pela Universidade. “É um novo passo, antes estava somente como estudante, agora também como servidor. Espero poder contribuir com a instituição”. 

Presente na cerimônia, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, destacou a possibilidade de realização de uma carreira profissional oferecida pelo serviço público e reforçou características relativas ao trabalho dos novos servidores. 

“Nós temos uma missão muito importante, que é a educação, elemento fundamental para o desenvolvimento da nação. Cada um de nós é essencial para a promoção da educação em nosso país”, salientou. 

Vice-reitora: Serviço público resiste
A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, participou da cerimônia. Ao proferir a fala final, celebrou a entrada de novos servidores na instituição dado o recente período de dificuldades enfrentadas pelo serviço público no país. 

“Somos uma instituição de ensino, a razão da nossa existência é o aluno”, afirma vice-reitora (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Não é incomum alguma parte da sociedade tentar destruir o serviço público. Mas ele continua resistindo. Nós esperamos que cada um de vocês que fizeram a opção pelo serviço público, de fato, seja vocacionado. É preciso gostar de gente. Somos uma instituição de ensino, a razão da nossa existência é o aluno.”

Girlene Alves também ressaltou aos novos servidores a importância da contribuição para que a Universidade siga sendo um espaço de debate democrático. A vice-reitora também deu destaque à diversidade existente na instituição. 

“Vocês estão entrando em uma universidade que tem a marca da diversidade e essa marca precisa ser acentuada. Nós só vamos incluir mais pessoas, se cada um que faz a opção de ser trabalhador ou estudante desta universidade contribuir para que, de fato, tenhamos uma instituição que luta contra preconceitos e contra a discriminação”, avaliou. 

O coordenador de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Luiz Tegedor, também deu as boas-vindas aos novos servidores. 

Outras informações:

Confira as fotos da cerimônia de posse