O novo professor da Faculdade de Medicina, Adriano Fernando Mendes Júnior (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Dois novos servidores aprovados mediante concurso público foram empossados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na tarde desta terça-feira, 27. São eles um docente e um técnico-administrativo em educação (TAE). A cerimônia foi realizada na Sala de Reuniões da Reitoria. 

Os dois novos servidores irão trabalhar no campus Juiz de Fora. O professor Adriano Fernando Mendes Júnior lecionará no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (Famed), e o analista de Tecnologia da Informação (TI) Josimar Wilton Volpini atuará no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO). 

O novo analista do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, Josimar Wilton Volpini (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Após a apresentação do vídeo de boas vindas, o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Warleson Peres, também fez sua mensagem de acolhida aos novos servidores e colocou a estrutura da pró-reitoria à disposição dos novos integrantes da comunidade acadêmica, além de destacar o papel social da Universidade. “Um recado que eu sempre deixo é para que os servidores sejam agentes de transformação. Todos os dias nós entregamos serviços de qualidade, seja para o público interno, seja para o público externo. Temos um grande diálogo com a sociedade”, avaliou. 

Na sequência, o Coordenador de Alocação e Movimentação de Pessoas, Rafael Lucas da Silva Santos, ressaltou a importância do rigor e da ética no desempenho das funções, além do “compromisso com o serviço público de qualidade, com o respeito à diversidade. A UFJF é diversa e inclusiva. É importante esse compromisso com a moral, o bom trabalho. Espero que vocês encontrem aqui uma família”, declarou. 

“É um dos dias mais felizes da minha vida”
Emocionado, o professor Adriano Fernando Mendes Júnior relembrou sua relação com a UFJF, iniciada no Hospital Universitário (HU). Após receber convite de um colega que trabalha no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do hospital, o docente ministrou aulas aos residentes. Convidado pelo mesmo colega a trabalhar em outros locais de Juiz de Fora, aceitou com uma condição: poder atuar como voluntário no serviço de Residência Médica do HU, o que foi aceito. 

“Hoje é um dia muito emocionante, é um sonho que se realiza”, relata Adriano (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Na sequência, Adriano Mendes foi convidado a fazer parte da Liga Acadêmica de Ortopedia (Laort) da Faculdade de Medicina. Essa relação crescente com a Universidade despertou no médico o desejo de prestar concurso e se tornar professor da UFJF. “Eu sempre tive o coração aqui. Então no dia de hoje se cristaliza isso”, define. 

Cursando o Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o pesquisador manifestou a intenção de atuar na graduação e na pós-graduação. “Hoje é um dia muito emocionante, é um sonho que se realiza. Eu estou no meu nono ano em Juiz de Fora e esperei muito por esse dia, é um dos mais felizes da minha vida”, finalizou. 

Natural de Bias Fortes, na Zona da Mata mineira, o analista de TI Josimar Wilton Volpini retorna à UFJF como servidor público, após ter realizado a graduação em Ciência da Computação na Instituição. Esse é o segundo concurso público em que o TAE foi aprovado – anteriormente, Volpini era servidor da Prefeitura de Juiz de Fora, também na área de Tecnologia da Informação. 

“É uma sensação muito boa e uma emoção muito grande”, diz Josimar (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“É uma sensação muito boa e uma emoção muito grande, porque a gente vem se preparando há muito tempo e agora o sonho de ser chamado se concretiza”, afirmou. 

Os novos servidores também foram recebidos pelo coordenador de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Luiz Tegedor. Dando as boas-vindas, Tegedor também salientou a função social da Universidade. “Sejam bem-vindos para ajudar no ensino, na pesquisa e na extensão. As atividades têm significado, têm impacto na sociedade. É recurso público que volta para a comunidade e nós entregamos um serviço de qualidade.” 

UFJF deu boas-vindas aos novos servidores (Foto: Carolina de Paula/UFJF)