Consulta às obras pode ser feita na Biblioteca Central (Foto: Carolina de Paula)

Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.

Esses são os versos finais de “Com licença poética”, do livro “Bagagem” (1976), escrito pela mineira Adélia Prado – uma das autoras indicadas pela Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para incentivar a leitura e divulgar o acervo do local, formado também por obras de literatura. 

O projeto “Estante Temática” reúne títulos do acervo da Universidade e, em comemoração ao Mês da Mulher, esta edição traz autoras contemporâneas e clássicas, brasileiras e internacionais. Além de Adélia Prado, o leitor poderá conhecer mais sobre os trabalhos de Conceição Evaristo, Cleonice Rainho (1915-2012), Jane Austen (1775-1817), Zélia Gattai (1916-2008), entre outras.

Ainda como parte do projeto, os frequentadores da Biblioteca podem deixar suas próprias recomendações em um mural na entrada. A iniciativa é chamada de “Livroflix” e conta com a pergunta presente no título desta matéria. Na estante temática desta edição também há livros de história e estudos sobre a presença da mulher na sociedade, além de biografias sobre mulheres célebres. 

As exposições acontecem periodicamente na Biblioteca Central desde 2019, para fomentar a procura pelas autoras e como forma de repercutir o movimento Leia Mulheres, um clube de leitura com reuniões mensais para discussão sobre livros escritos por mulheres. A iniciativa é realizada em mais de cem cidades brasileiras, além de países como Portugal e Singapura. 

“A comunidade acadêmica tem a impressão de que a Biblioteca só tem livros técnicos ou bibliografias básicas dos cursos. E isso não é verdade. A Biblioteca Central, dentre as bibliotecas do campus, é a que tem mais acervo de literatura – um acervo muito rico e atual. No final de 2019 nós tivemos um processo de licitação que foi desenvolvido em 2020, então conseguimos comprar muitos livros atualizados”, conta a bibliotecária-documentalista da UFJF Fabíola Rubim, uma das responsáveis pela iniciativa.

Novos títulos foram adquiridos nos últimos anos (Foto: Carolina de Paula)

Além dos livros adquiridos recentemente, a Biblioteca Central conta ainda com um vasto repertório de obras reunidas ao longo de décadas. Como aponta Fabíola, há um “legado”. “Temos livros que não são achados em lugar nenhum, esgotados. É um acervo desenvolvido ao longo de muitos anos, um serviço de literatura muito rico e que vale a pena ser explorado”, destaca. 

De acordo com a bibliotecária-documentalista da UFJF Roberta Dannemann, a “Estante Temática” já foi montada em outras ocasiões, como o Dia da Consciência Negra e o Bicentenário da Independência. Tanto na estante, quanto no “Livroflix”, podem constar também assuntos que estejam em evidência em um determinado momento. A próxima ação pretende homenagear a cidade de Juiz de Fora, comemorando seu aniversário em 31 de maio.

“A Biblioteca Central é um organismo em movimento. Ela sempre busca atender às necessidades da sociedade. Além de ser uma biblioteca universitária, é também pública”, diz Roberta. Integrantes da comunidade acadêmica da UFJF – estudantes, professores e servidores técnico-administrativos – podem fazer empréstimo de livros  e o público externo pode consultar as obras presencialmente na Biblioteca Central, que fica localizada no prédio da Reitoria

Além de Fabíola e Roberta, a bibliotecária-documentalista Uiara Soares também participa da organização das ações. Outras atividades de divulgação podem ser conferidas na página no Instagram das Bibliotecas da UFJF. 

Outras informações: (32) 2102-3751 – Centro de Difusão do Conhecimento 

Leia mais:

Que mulher te inspira?

O gênero importa: por uma ciência mais diversa e equânime

Por mais meninas no mundo digital

Ciência a serviço do corpo feminino