Atualizada em 29/03/23, às 10h36

O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu nesta segunda-feira, 27, para deliberar sobre a prestação de contas do ano de exercício 2022. O relatório, incluído no Sistema Eletrônico de Informações, pode ser consultado na íntegra pela comunidade acadêmica na versão original e resumida.

O reitor Marcus David abriu os trabalhos da reunião, passando, logo em seguida, a palavra ao pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, que apresentou os principais dados do documento. Segundo ele, os indicadores mostram que a Universidade passa a se recuperar dos graves impactos de 2020, período da pandemia e dos sucessivos cortes no orçamento. No ano de 2022, o orçamento da UFJF foi de cerca de R$ 1 bilhão, sendo aproximadamente R$700 milhões destinados às despesas com pessoal.  Entre os destaque apresentados, o relatório traz o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como importante resultado da gestão.

O parecer sobre o relatório foi elaborado pela diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cristina Dusi, que o leu na reunião, destacando diversos pontos do próprio documento, fazendo apontamentos e sugestões. No texto, escreveu: “o relatório de gestão do exercício de 2022 cumpre com todas as exigências dos órgãos de controle interno e externo quanto à prestação de contas, tendo sido elaborado de acordo com as disposições da Instrução Normativa do TCU nº 84/2020 e da Decisão Normativa do TCU nº 198/2022. Além disso, apresenta informações adicionais visando dar transparência às ações e resultados e demonstrar como a UFJF gera valor. Embora tenha sido um ano desafiador, as diversas realizações, assim como os números, demonstram êxito na gestão educacional, administrativa e orçamentária.”

Após o esclarecimento de dúvidas pontuais por parte dos presentes, o relatório foi colocado em votação e aprovado por unanimidade pelo Conselho. Marcus David disse que mais do que prestar contas, esse é momento em que a Universidade consegue mostrar o resultado do trabalho de seus 3 mil servidores, e seu compromisso com o investimento público.

Veja alguns dos números da instituição no ano:

Ações de destaque

Em 2022, a UFJF registrou o total de 19.561 alunos matriculados, sendo 4.449 ingressantes. Atuaram em projetos de treinamento profissional, monitoria e outras atividades ligadas à graduação 1454 bolsistas, com custo de R$3 milhões em bolsas.

Os recursos para a área de assistência estudantil na UFJF, repassados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) com a rubrica Pnaes, durante o ano de 2022, possibilitou o pagamento de 51.679 bolsas e auxílios estudantis para atender os discentes, totalizando R$12,8 milhões.

A instituição obteve relevante sucesso na avaliação da Capes, com programas atingindo o conceito 6, de excelência internacional. Atualmente, a UFJF possui 45 mestrados com 1997 alunos matriculados, 24 doutorados com 1241 estudantes e 54 programas de residências com 273 participantes. A pós-graduação conta com 1.846 bolsas entre iniciação científica, residência, mestrado, doutorado e pós-doc.

Passado o período mais crítico da pandemia de Covid-19, a Extensão Universitária reabriu seus espaços (como o Jardim Botânico e o Centro de Ciências) e ampliou as atividades. Foram registradas 499 ações, entre projetos, programas e outras iniciativas, além de 174 eventos e 114 cursos realizados em 2022. Há 500 bolsistas em atividades de extensão. A reabertura dos espaços culturais mantidos pela Universidade e a retomada do comparecimento do público também foram fatores apontados pela Pró-reitoria de Cultura.

No campo da Gestão de Pessoas foi encaminhado o início do processo de redimensionamento da força de trabalho, ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal. O relatório traz, ainda, diversas ações de impacto realizadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura, pelas diretorias de Inovação, Avaliação Institucional, Ações Afirmativas, Relações Internacionais, além dos órgãos suplementares e pelo Hospital Universitário.