No registro, Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular vinculado ao PPG em Química (Foto: Alexandre Dornelas)

Intitulado “Química e Tecnologia de Materiais e Processos”, o projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das 62 propostas aprovadas no Programa Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI-DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, foram aprovadas e concedidas sete bolsas de doutorado, sete de mestrado e ainda 14 de iniciação tecnológica (IT). Juntas, as bolsas somam um montante de R$ 1.190.784,00. A proposta envolve os programas de pós-graduação em Química, Ciências Farmacêuticas, Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados e Engenharia Civil

O programa institucional busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, por meio da articulação de projetos científicos de interesse do setor produtivo. Uma novidade desta edição é que o CNPq somente aceitou projetos que tivessem as empresas previamente aceitas e com protocolos de parcerias ajustados.

Coordenado pelo professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, o diferencial dessa iniciativa é promover a colaboração entre o grupo de pesquisadores com empresas multinacionais, nacionais e regionais. “São dezenas de projetos aprovados nos últimos anos entre a UFJF, em particular o Laboratório de Química e Tecnológica (QuimTec), junto ao Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), que tem sido a base e o respaldo para o sucesso de grandes projetos como o MAI-DAI”, avalia.

Pela segunda vez, projeto de Luiz Fernando Cappa é aprovado em edital do CNPq (Foto: Alexandre Dornelas)

Esta é a segunda vez que a UFJF aprova um grande projeto na chamada MAI-DAI. Em 2021, também sob coordenação de Cappa, a Universidade obteve 13 bolsas (seis de mestrado e sete de doutorado) para desenvolver projetos com empresas do setor de alimentos e bebidas, contando  com a participação dos programas de pós-graduação de Química, Ciências Farmacêuticas e Modelagem Computacional.

Esta recente aprovação amplia o escopo de pesquisa e desenvolvimento, não apenas para o setor de alimentos e de bebidas, mas também para indústrias farmacêuticas e da Engenharia Civil. “Contemplando diferentes segmentos de pesquisa da Universidade, denota mais uma vez o amplo espectro de atuação do corpo docente da UFJF e o reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido pelos pesquisadores.”

Apesar das dificuldades orçamentárias, o pesquisador reforça que os recursos humanos da pós-graduação e de iniciação tecnológica têm possibilitado o crescimento dos programas envolvidos no projeto, possibilitando a manutenção de forma emergencial da infraestrutura de pesquisa dos laboratórios.

Relembre: Núcleo da UFJF recebe mais de R$ 7 milhões para realizar espectroscopia de alto nível