Primeiro dia da Mostra, realizada no anfiteatro da Praça Céu, em Benfica, reuniu jovens para a exibição das produções selecionadas no projeto

Nesta quinta-feira, 16, a mostra de filmes “Cine Nuvem” realiza mais uma exibição na Praça Céu, em Juiz de Fora. A coordenação do projeto, apoiado pelo edital “Cultura da/na quebrada”, da Funalfa, é da doutoranda em cinema do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Monique Alves.

O projeto tem o formato de cineclube itinerante e já reuniu cerca de 140 pessoas na última semana. O objetivo é levar produções audiovisuais de Juiz de Fora e região para as periferias da cidade em diálogo com escolas públicas. “Nosso propósito é ser mais um agente de mediação entre realizadores e a comunidade juiz-forana. A mostra de cinema é gratuita e dedicada, sobretudo, aos moradores do bairro Benfica, bem como às escolas do entorno da praça e interiores do bairro”, resume a idealizadora. Segundo Monique, a ideia do projeto nasceu de uma dinâmica realizada durante a pandemia no Cineclube Movimento, Cineclube do curso de cinema

O Cine Nuvem reúne filmes criados em contextos e formas distintas. Há produções do curso de Cinema e Audiovisual (IAD/UFJF) e da Faculdade de Comunicação (Facom/UFJF), além de filmes realizados com a Lei de Incentivo do Festival Primeiro Plano e de forma independente. “Como nosso público é formado em sua maioria por alunos da rede pública, procuramos pensar uma curadoria que pudesse suscitar desdobramentos em sala de aula e indicar algumas alternativas para estudar e fazer cinema na cidade.”

Além de Monique Alves, o projeto conta com duas ex-alunas do curso de Cinema e Audiovisual da UFJF, Érica Marques e Amanda Garcia, a ex-aluna do curso de Psicologia, também da UFJF, Jéssica Braz, e Natália Teles, mestre em cinema pelo PPGACL.

O Cine Nuvem segue com exibições nas próximas quintas-feiras – 16, 23 e 30 de março – sempre às 19h, no anfiteatro da Praça Céu. Confira a programação com os títulos selecionados para cada encontro:

Outras informações:

Site: https://www.cinenuvem.com.br/