Ele está entre os escritores brasileiros mais adaptados para a telona. Ao menos duas dezenas de filmes nacionais trazem no enredo as histórias ácidas e escrachadas do eterno ‘anjo pornográfico’. A obra de Nelson Rodrigues é tema de um ciclo de debates envolvendo a relação entre a literatura e a sétima arte. A atividade é realizada pelo ‘Ecos no Cinema’, projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV).

No encontro desta quarta-feira, 9, o bate-papo é com o jornalista, crítico e curador de cinema Fillippo Pitanga. No centro da discussão está ‘O Beijo no Asfalto’, peça publicada por Nelson em 1960 e adaptada duas vezes, com destaque para a película de 1981, dirigida por Lima Barreto e com um elenco estelar composto por Lídia Brondi, Ney Latorraca, Tarcísio Meira e Christiane Torloni.

A live desta semana é a segunda envolvendo o autor. No último dia 2, o tema foi ‘Nelson, na lateral de si mesmo’. Conduzindo o debate estava Antônio Jardim, compositor, professor, profundo conhecedor da obra do escritor e, assim como ele, apaixonado pelo Fluminense.

Acerca da escolha de Nelson para compor os debates, o professor da UFJF-GV e coordenador do ‘Ecos no Cinema’ explica: “Foi escolhido devido a uma característica muito importante: ele torna explícitas as contradições da chamada ‘família tradicional brasileira’. Existe uma família, que é aquela mostrada para a sociedade como a correta, e o Nelson vai lá e diz: ‘A realidade é essa aqui’. Essa desconstrução que ele faz, com base no real e na vivência, é muito importante. Quando eu olho para os meus próprios familiares, por exemplo, eu vejo o discurso da família brasileira, mas quando eu olho para a realidade eu vejo a obra de Nelson Rodrigues”, afirma Carlos de Faria Júnior.

Já sobre ‘O Beijo no Asfalto’ – cujo enredo gira em torno do beijo dado pelo personagem Arandir em um rapaz que foi atropelado na sua frente – Faria Júnior considera importante  por tocar em questões tão sensíveis, como o preconceito de gênero. “Achamos importante levantar essa bandeira das questões ligadas ao movimento LGBTQIA+, que tem sido tão bombardeado nesse governo”, frisa.

Cinema e Literatura: A Obra de Nelson Rodrigues
Quarta-feira, 9, às 18h
Para acessar o debate, clique aqui
Haverá emissão de certificado para os participantes