Obra  reflete sobre cinema latinoamericano e produção audiovisual contemporânea (Foto: Pixabay)

Nesta sexta-feira, 5, às 19h, acontece a live de lançamento nacional do livro “Audiovisual Revolucionário”. A obra, que reúne 13 artigos de pesquisadores de cinema e linguagem audiovisual brasileiros, chilenos, colombianos e mexicanos, reflete sobre o cinema latinoamericano e a produção audiovisual contemporânea. Além disso, conta com cinco artigos de pesquisadores do Núcleo de Jornalismo Audiovisual (NJA), ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento tem exibição pelo youtube.

Durante a solenidade, os autores terão a oportunidade de conversar sobre a iniciativa, o caminho construtor e as subtemáticas trabalhadas, bem como a busca pela consolidação de um grupo de pesquisa internacional para estudos sobre o cinema latinoamericano contemporâneo.

Entre os pesquisadores da Faculdade de Comunicação (Facom) que apresentam reflexões, a coordenadora do PPGCom, Iluska Coutinho, aponta que é importante pensar no audiovisual em uma perspectiva transformadora, sobretudo quando no cotidiano há tantas críticas à televisão que, ainda hoje, é a principal forma de acesso à informação no Brasil. 

“Os textos do livro mostram que há um potencial revolucionário na comunicação audiovisual; no cinema, na TV aberta, na pesquisa que dialoga com a extensão, como a experiência do projeto Florescer, tema do capítulo que assino em coautoria com a professora Ariane Pereira, da Unicentro/PR.”

Organização
Organizado pelos professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Evandro Medeiros Laia e Adriano Medeiros da Rocha, a publicação propõe-se a adentrar as trilhas do pensamento revolucionário, seja na arte, na comunicação e/ou na construção cotidiana das democracias possíveis.

Neste caminho, audiovisual e revolução se miram, se cheiram, se tocam, se misturam. Afinal, revolução é liberdade criativa. É inovação no conteúdo, no discurso, na narrativa, na forma, na estética. É usar plenamente todos os meios que se dispõe na busca de uma noção de independência, de novos diálogos e espaços de fala e de vez”, refletem.

O evento é realizado pela Editora dos Frades, parceira no processo editorial da obra acadêmica. A data escolhida para o lançamento nacional é em decorrência da comemoração do Dia Mundial do Cinema, celebrado em 5 de novembro.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF