O Grupo Divulgação abre inscrições para seus cursos de teatro nesta segunda-feira, 27. Três modalidades serão oferecidas: Iniciação ao Teatro, voltada para o público adolescente; Mergulhão Teatral, para universitários e pessoas acima de 18 anos e Workshop de Interpretação para a Terceira Idade, para pessoas acima de 45 anos. As matrículas podem ser feitas no Forum da Cultura da UFJF, das 14h às 18h. Estão disponíveis vinte vagas para cada curso. As inscrições seguem até a sexta-feira, 3 de março, mas podem ser encerradas antes do prazo, caso haja preenchimento total do número de vagas.

Iniciação ao Teatro

O curso é direcionado para adolescentes com idade entre 13 e 18 anos. Os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com disciplinas de formação cultural e técnica nos módulos de Treinamento Corporal, Expressão Vocal, Improviso e Prática de Montagem. As aulas terão início em 7 de março, com encontros às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h.

Mergulhão Teatral

As inscrições seguem até esta sexta-feira, 3 de março (Foto: Márcia Falabella)

O público-alvo do curso são universitários e pessoas com mais de 18 anos. Nas oficinas desenvolvidas no Mergulhão Teatral, os alunos são introduzidos nas diversas modalidades da cartografia cênica e participam de um espetáculo aberto ao público.

O curso terá duração de 36 horas, com encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. A oficina será encerrada com a apresentação pública, a ser realizada no Teatro do Forum da Cultura, no dia 31 de março, às 20h30. As aulas começam no dia 6 de março.

Workshop de Interpretação para a Terceira Idade

Em atuação desde 1994, o núcleo do Grupo Divulgação para a Terceira Idade é referência nacional na área. Em dois encontros semanais – às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h – os alunos participam de atividades de integração, afeto, preparação dos integrantes com improvisos e conhecimento de cultura teatral. A prática de montagem inclui a participação em espetáculos abertos ao público. O curso terá início em 7 de março.

Oportunidade de ter experiências novas e transformadoras

Os interessados em participar dos cursos terão a oportunidade de adquirirem um crescimento pessoal, ao criar novos laços de afeto, obter novos conhecimentos ou mesmo o “frio na barriga” ao participar de uma montagem teatral.

Peça de teatro "O quinteto" sendo encenada no Forum da Cultura. No palco, estão crianças do Grupo Divulgação caracterizada em roupas de época

Cursos de teatro são forma de ampliar os laços entre a UFJF e a comunidade (Foto: Divulgação)

“Ao adolescente implica um avanço suficiente para dar ao jovem a disciplina e a criatividade que o teatro desenvolve. Para a Terceira Idade, a importância é de reconstituir laços e, principalmente, trabalhar a memória e sonhos que estavam adormecidos. E para os universitários, uma complementação de informação e de vivência cultural, que é uma necessidade hoje em dia”, afirma o teatrólogo, professor e coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro.

Como aponta a atriz e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação, Márcia Falabella, a realização dos cursos marca o início das atividades do Divulgação em 2023 e seus projetos de Extensão.

“É uma retomada importante através dos nossos projetos de extensão, que representam uma oportunidade de ampliar os laços entre a UFJF e a comunidade, através da experiência teatral”, afirma.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro, Juiz de Fora. O telefone é (32) 2102-6306.

Outras informações: Instagram do Grupo Divulgação

Leia também: Museu de Cultura Popular comemora o Carnaval com mostra “Quero dançar com você”